Marketing

Libertadores é oitavo campeonato mais valioso do mundo

Valor dos elencos dos times que disputam o torneio é de 1,1 bilhão de euros, segundo o estudo da Pluri; Liga dos Campeões vale quase cinco vezes mais e lidera a lista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 10h33.

Rio de Janeiro - A Taça Libertadores, cuja fase de grupos começa nesta terça-feira, é o oitavo campeonato mais valioso do mundo, se for levado em conta o valor dos elencos dos clubes que a disputam, segundo um estudo da empresa de consultoria brasileira Pluri.

As 32 equipes classificadas para disputar o torneio continental de futebol em 2012 têm um valor somado de 1,1 bilhão de euros, de acordo com a pesquisa. Esse valor coloca a Libertadores à frente de competições como o Campeonato Brasileiro (960 milhões de euros), o Campeonato Russo (925 milhões de euro), o Turco (870 milhões de euros) o Português (811 milhões de euro) e a Copa Sul-Americana (792 milhões de euros).

O principal torneio de clubes da América vale menos que a Liga dos Campeões da Europa (5,2 bilhões de euros), a Liga Europa (3,5 bilhões de euros), o Campeonato Inglês (3,3 bilhões de euros) o espanhol (2,7 bilhões de euros), o Italiano (2,3 bilhões de euros), o Alemão (1,7 bilhão de euros) e o Francês (1,4 bilhão de euros).

A empresa de consultoria esclareceu que o valor do elenco não foi calculado exclusivamente a partir do valor das contratações ou das multas de rescisão dos contratos, mas por 15 critérios objetivos e subjetivos que levam em conta desde a idade do jogador até a capacidade de retorno em mercado que pode oferecer ao clube.

Se for calculado o valor médio do elenco de cada equipe classificada para a Libertadores deste ano, que é de 35 milhões de euros, o torneio seria apenas o 13º mais valioso do mundo e seria superado inclusive pelo Campeonato Brasileiro, cujos clubes têm um valor médio de 48 milhões de euros.

Segundo o estudo da Pluri, o valor somado dos seis clubes brasileiros que disputam a Libertadores é de 494 milhões de euros, 44% do que vale o torneio.

Em segundo lugar entre os países que mais acrescentam valor à competição, aparece a Argentina, com cinco clubes que somam 209 milhões de euros (19 % do total).

Logo depois estão o México, com dois clubes que valem juntos 93 milhões de euros (8%), Chile, com três clubes que somam 75 milhões de euros (7%), Colômbia, com dois clubes que valem 57 milhões de euros (5%) e Uruguai, com três clubes que tem valor de 53 milhões de euros (5%).

Os três clubes paraguaios valem somente 50 milhões de euros (4%); os dois peruanos aparecem com 26 milhões de euros na lista (2%); os dois equatorianos, com 25 milhões de euros; os dois venezuelanos, com 21 milhões de euros; e os dois bolivianos, com apenas 20 milhões de euros.

O valor dos representantes do Brasil é de 82,4 milhões de euros; o dos mexicanos, 46,7 milhões de euros; o dos argentinos, 41,7 milhões de euros; o dos colombianos, 28,7 milhões de euros; e o dos chilenos, 24,8 milhões de euros. 

Acompanhe tudo sobre:Copa Libertadores da AméricaEsportesFutebolSetor de esportes

Mais de Marketing

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo

Como as empresas de mídia estão tentando atrair novos anunciantes