Gigante do varejo é acusada de “body-shaming“ por dizeres em prato
Conjunto de pratos da loja de departamento norte-americana Macy´s associava tamanho de porções a diferentes medidas de calça jeans
Vanessa Barbosa
Publicado em 23 de julho de 2019 às 14h49.
Última atualização em 23 de julho de 2019 às 14h49.
São Paulo - A varejista Macy´s , uma das mais tradicionais lojas de departamento norte-americanas, foi acusada de “body-shaming“, expressão em inglês usada para designar a imposição de padrões de beleza, que geram“vergonha do próprio corpo".
A polêmica começou quando uma cliente da loja postou nas redes sociais a foto de um conjunto de pratos que associava o tamanho das porções a diferentes medidas de calça jeans.
Os dizeres sugeriam que quanto menos uma pessoa come, mais magra é e, por isso, pode usar modelos de calça skinny, associado ao menor círculo desenhado no prato.
Do contrário, quanto mais uma pessoa come, maior a chance de engordar e usar "jeans para mamãe" ( mom jeans ), representado pelo maior círculo.
A foto rapidamente viralizou nas redes sociais e vários usuários criticaram o produto por entender que ele induzia os comensais a reduzir suas porções de alimento para usar calças de menor numeração.
O caso ganhou força quando a atriz e ativista britânica Jameela Jamil (famosa por seu papel na série“The Good Place”, da Netflix) compartilhou a imagem na sua conta pessoal no Twitter no último domingo (21).
Ontem, em resposta ao post da atriz, a Macy´s fez uma retratação pública e informou que removeu todos os jogos de pratos de suas lojas nos EUA.
https://platform.twitter.com/widgets.js
Os pratos foram assinados pela marca Pourtions, que ainda mantém um e-commerce com os produtos. Segundo a descrição da loja online, o jogo de prato foi criado para "evitar que você abuse demais" e traz "dicas visuais úteis e hilariantes" para "apimentar a sua mesa de jantar e a conversa".