Executivos de marketing são cada vez mais jovens
Média de idade de profissionais em cargo de chefia recua, devido ao avanço do grau de especialização
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h55.
Os cargos executivos no mercado de marketing são ocupados por profissionais cada vez mais jovens. Uma pesquisa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) mostra que, atualmente, os cargos de chefia são preenchidos por executivos com idade entre 25 e 39 anos. Nas décadas de 80 e 90, a faixa etária era de 40 a 49 anos.
Para a ADVB, o rejuvenescimento deve-se à melhora da formação acadêmica dos candidatos aos cargos. O estudo mostrou que 46% dos entrevistados possuem ensino superior completo. Além disso, 43% deles têm alguma pós-graduação ou MBA. O investimento na especialização em marketing está atrelado ao desejo desses profissionais em atuar no segmento - 55% dos entrevistados afirmaram que planejaram sua carreira em marketing. Além disso, os executivos atuam nessa área há cerca de 11 anos.
O salário médio dos executivos é de 2 300 reais, mas há fortes diferenças quando se considera o sexo. Os homens recebem, em média, 49,7% mais que as mulheres, qualquer que seja o nível hierárquico considerado. Assim, a média salarial masculina é de 3 000 reais, contra 1 500 reais das mulheres.
A pesquisa avaliou 150 executivos de marketing que atuam, sobretudo, em grandes e médias empresas da capital paulista. Dos entrevistados, 65% são gerentes de marketing e 14%, diretores.