Exame Logo

Djokovic é 'engolido' por crocodilo gigante em nova campanha da Lacoste

Símbolo incônico da marca francesa foi transformado, por quatro artistas, em uma obra de arte de oito metros de comprimento e quase três metros de altura

Nova campanha da Lacoste foca na grandiosidade do crocodilo (Divulgação/Lacoste)
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 7 de maio de 2024 às 12h19.

Última atualização em 7 de maio de 2024 às 12h20.

Em ano olímpico, com os Jogos de Paris previstos para serem realizados entre 26 de julho a 11 de agosto, a Lacoste lança sua nova campanha global para 2024, que promete ser literalmente uma das maiores já promovidas pela marca no segmento fashion sport.

Batizada de ' Play Big ', ou 'Jogo Grande', na tradução, a iniciativa foca na grandiosidade do icônico crocodilo da grife francesa. Na ação, o símbolo foi transformado em uma enorme obra de arte, de oito metros de comprimento e quase três metros de altura, com as mandíbulas abertas. A ideia é simbolizar a coragem e o espírito da marca, que é uma das pioneiras na fusão entre moda e esporte.

Veja também

Para dar vida à peça artística, a Lacoste convidou quatro mentes criativas, unidas pela afinidade de cor, luz e forma: os artistas contemporâneos Imruh Asha e Ibby Njoya, o renomado fotógrafo Willy Vanderperre, e Antonio Sánchez, autor da trilha sonora do filme Birdman.

Juntos, eles reinventaram o ícone da marca com uma mistura de engenharia precisa, arte têxtil e artesanato. Com isso, o famoso crocodilo ganhou representações vibrantes: colorido, lúdico e de grandes dimensões. A peça também faz referência ao tênis, ao trazer materiais têxteis como malha, polo de algodão e tricô. A escultura colossal do crocodilo é feita inteiramente de materiais tradicionais da modalidade esportiva.

Tenista Novak Djokovic posa dentro das mandíbulas do crocodilo (Divulgação/Lacoste)

“Essa nova campanha Play Big é uma ocasião para reafirmar o poder do nosso crocodilo, as nossas raízes na moda e o nosso lugar de direito no mundo do esporte, especialmente do tênis”, diz Catherina Spindler, vice-CEO da Lacoste, em comuicado.

A campanha ainda apresenta seis embaixadores globais, incluindo Novak Djokovic, Venus Williams, Pierre Niney, Jeon So-mi, Ahn Hyo Seop e Wang Yi Bo, os quais interagem de forma lúdica com o inconfundível mascote gigante.

Para o Brasil, a marca preparou diversos conteúdos digitais com grandes nomes locais, entre eles, Baco Exu do Blues, Sophia Chow, MC Hariel, Bella Campos e Helena Bordon.

A iniciativa ainda conta com entrevistas, uma brincadeira com trava-línguas, momentos do backstage, erros de gravação e até cenas inéditas das interações entre os talentos. As celebridades também conversam sobre sua relação com a marca em conteúdos que são veiculados nas plataformas digitais da própria grife.

Sophia Chow e Bella Campos em nova campanha da Lacoste (Divulgação/Lacoste)

Por que o símbolo da Lacoste é um crocodilo?

O símbolo da Lacoste é um crocodilo, porque o fundador da marca, René Lacoste, recebeu esse apelido durante sua carreira no tênis. A história começa em Boston, 1923, quando o jovem prodígio do tênis tinha 19 anos. O capitão de sua equipe lhe promete uma mala de couro de crocodilo que ele havia apreciado na vitrine de uma loja, caso vencesse a próxima partida. Embora não tenha vencido, o apelido dado por um jornalista americano pegou, e René Lacoste acabou adotando o crocodilo como seu logotipo pessoal.

O íccone ganhou forma em 1927, desenhado pelo artista Robert George. Fã da customização, René Lacoste o borda em seus casacos. Alguns anos depois, tornou-se o emblema da marca e, desde então, o crocodilo tem sido um símbolo reconhecido mundialmente associado à Lacoste.

Acompanhe tudo sobre:LacosteTênis (esporte)Modaestrategias-de-marketing

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame