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Cresce a adoção de realidade aumentada em publicidade

Mais de mil aplicativos foram lançados comercialmente usando uma plataforma da Qualcomm para desenvolvimento com realidade aumentada

Anúncio de linha de esmaltes Maybelline: o app tirava uma foto das mãos do usuário e em seguida simulava como ficariam suas unhas com as variadas cores do produto (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 15h50.

São Diego - Dois anos atrás, o tema "realidade aumentada" era uma novidade para muitos desenvolvedores presentes na Uplinq, conferência anual da Qualcomm , em San Diego, nos EUA.

Agora, parece que essa tecnologia está se transformando em algo de fato popular: nos últimos 12 meses, mais de mil aplicativos foram lançados comercialmente usando uma plataforma da Qualcomm para desenvolvimento com realidade aumentada baseada em reconhecimento de imagens, a Vuforia. Empresas como Johnson & Johnson, Audi e vários estúdios de cinema já experimentaram a plataforma.

Durante a abertura da Uplinq 2012, a Qualcomm anunciou o lançamento da versão beta de uma ferramenta de reconhecimento de imagens na nuvem para a Vuforia capaz de trabalhar com um banco de dados de mais de um milhão de imagens.

Para demonstrar seu uso, foi dado o exemplo de uma loja de roupas norte-americana, a American Apparel: ao apontar a câmera para o cartaz de um produto dentro da loja, o usuário é levado para uma página onde pode verificar quais as cores e tamanhos disponíveis, ler comentários de outros consumidores e até mesmo encomendar online, se o item desejado não houver em estoque naquela filial.

Blippar

Chamou a atenção também o case da inglesa Blippar, uma espécie de produtora de campanhas publicitárias com realidade aumentada. Com apenas nove meses de existência, a Blippar já realizou 150 campanhas que contabilizaram interações com 752 mil consumidores diferentes.

"As pessoas não sabem o que é realidade aumentada, mas começaram a usar o verbo 'blipar' para se referir à ação de apontar a câmera para um anúncio interativo", relatou o CEO da Blippar, Ambarish Mitra.

As propagandas vêm sempre com um pequeno selo da companhia, indicando que ali é possível interagir com o app da Blippar. O executivo apresentou dois exemplos bem sucedidos. O primeira era da Budweiser: o usuário conseguia forjar uma foto ao lado de um famoso piloto de corridas patrocinado pela cerveja, depois de devidamente apontar sua câmera para um anúncio da marca.

O segundo exemplo foi de uma linha de esmaltes Maybelline em que o app tirava uma foto das mãos do usuário e em seguida simulava como ficariam suas unhas com as variadas cores do produto.

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São Diego - Dois anos atrás, o tema "realidade aumentada" era uma novidade para muitos desenvolvedores presentes na Uplinq, conferência anual da Qualcomm , em San Diego, nos EUA.

Agora, parece que essa tecnologia está se transformando em algo de fato popular: nos últimos 12 meses, mais de mil aplicativos foram lançados comercialmente usando uma plataforma da Qualcomm para desenvolvimento com realidade aumentada baseada em reconhecimento de imagens, a Vuforia. Empresas como Johnson & Johnson, Audi e vários estúdios de cinema já experimentaram a plataforma.

Durante a abertura da Uplinq 2012, a Qualcomm anunciou o lançamento da versão beta de uma ferramenta de reconhecimento de imagens na nuvem para a Vuforia capaz de trabalhar com um banco de dados de mais de um milhão de imagens.

Para demonstrar seu uso, foi dado o exemplo de uma loja de roupas norte-americana, a American Apparel: ao apontar a câmera para o cartaz de um produto dentro da loja, o usuário é levado para uma página onde pode verificar quais as cores e tamanhos disponíveis, ler comentários de outros consumidores e até mesmo encomendar online, se o item desejado não houver em estoque naquela filial.

Blippar

Chamou a atenção também o case da inglesa Blippar, uma espécie de produtora de campanhas publicitárias com realidade aumentada. Com apenas nove meses de existência, a Blippar já realizou 150 campanhas que contabilizaram interações com 752 mil consumidores diferentes.

"As pessoas não sabem o que é realidade aumentada, mas começaram a usar o verbo 'blipar' para se referir à ação de apontar a câmera para um anúncio interativo", relatou o CEO da Blippar, Ambarish Mitra.

As propagandas vêm sempre com um pequeno selo da companhia, indicando que ali é possível interagir com o app da Blippar. O executivo apresentou dois exemplos bem sucedidos. O primeira era da Budweiser: o usuário conseguia forjar uma foto ao lado de um famoso piloto de corridas patrocinado pela cerveja, depois de devidamente apontar sua câmera para um anúncio da marca.

O segundo exemplo foi de uma linha de esmaltes Maybelline em que o app tirava uma foto das mãos do usuário e em seguida simulava como ficariam suas unhas com as variadas cores do produto.

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