Volt, modelo elétrico da Chevrolet, lançado em 2010 nos Estados Unidos (OSX/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2011 às 15h46.
Rio de Janeiro - Os consumidores estão dispostos a adquirir um veículo elétrico na próxima compra de um automóvel. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Accenture com sete mil pessoas de 13 países.
Dos entrevistados, 60% afirmaram que comprariam um modelo da categoria e 68% disseram que provavelmente (45%) ou certamente (23%) pretendem realizar a compra nos próximos três anos. A China apresentou o maior entusiasmo, com 96% dos pesquisados interessados em fechar negócio no mesmo período.
O levantamento também indica que a preferência dos consumidores por veículos elétricos é um desafio à capacidade dos serviços públicos em relação à gestão da rede elétrica e do investimento na infraestrutura. O aumento da demanda poderia ocasionar congestionamento da rede e crescimento no uso de eletricidade no horário de pico.
Segundo o estudo, dois terços (67%) dos consumidores não permitiriam que os operadores limitassem quando eles podem carregar seus carros, enquanto 62% rejeitariam a troca de baterias, preferindo recarregar os carros na hora.
Mais da metade (55%) afirmou que escolheriam apenas plugar o seu veículo quando precisam carregá-lo e não sempre que estacionarem.
Os consumidores também precisam de mais segurança na infraestrutura. Apenas 29% comprariam um automóvel totalmente elétrico e 71% preferem um híbrido, movido por gasolina/diesel para quando a bateria estiver fraca.
A maioria (85%) aponta que um veículo totalmente elétrico não teria bateria suficiente para as suas necessidades de locomoção diárias.
O custo do modelo não é o único fator decisivo na hora da escolha. Apesar de 51% relatarem que seriam motivados a comprar um veículo se o valor total for menor a um convencional, mais importante seriam informações como a disponibilidade de pontos de carregamento, apontado por 63%, e a capacidade da bateria ser igual à rodagem de um tanque convencional, considerado por 53%.
A fonte da eletricidade também é um aspecto importante para os condutores dos automóveis. Entre os entrevistados, 80% alegaram que gostariam de saber a origem da energia usada para carregar seu carro e 45% disseram que a fonte da eletricidade teria um impacto sobre sua decisão de compra. Destes, 85% seriam incentivados a realizar a compra se a fonte de combustível fosse renovável.