Exame Logo

Conheça 8 ações publicitárias que "detonam" a corrupção

Em tempos turbulentos nos quais vivemos, vale relembrar iniciativas que de alguma maneira mostram argumentos fortes e impactantes contra esse mal

Corrupção: é algo freia o desenvolvimento de cidades, estados e países (Getty Images/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2017 às 16h13.

Última atualização em 22 de maio de 2017 às 17h50.

Criada no começo de maio pela FCB Brasil para o Estadão, a plataforma digital “De Real para Realidade” tenta trazer para os leitores do portal a noção de quanto custa a corrupção no Brasil.

Na plataforma, é possível calcular como os valores desviados poderiam ter sido aplicados em bens e serviços públicos.

Veja também

Em tempos turbulentos nos quais vivemos atualmente, vale relembrar outras iniciativas que de alguma maneira mostram argumentos fortes e impactantes contra esse mal que freia o desenvolvimento de cidades, estados e países, além de aumentar a desigualdade social no mundo.

Confira:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Nystxf2PGxo%5D

Será que o brasileiro elegeria tantos corruptos se tivesse informações facilitadas sobre o histórico de podres de cada uma destas figuras?

Pensando nisso, a Grey Brasil criou para o site Reclame Aqui um plug in especial. O dispositivo para Google Chrome destaca em roxo os nomes de políticos que estão respondendo a processos na justiça, sejam eles indiciados, investigados, réus ou condenados.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=XMGdSCrg-s8%5D

A Corrupção precisa ser exposta. Simple assim é a peça criada pela Cheil ucraniana para a Transparência Internacional.

 

O que a corrupção tem a ver com o problema da educação? Para não deixar dúvidas sobre a resposta, a Escala criou a campanha abaixo para a fundação Banco de Livros ( clique aqui para ver ).

Você já parou para pensar sobre o destino dos recursos desviados das obras através da corrupção? A peça abaixo, criada pela Ogilvy & Mather do Japão, evidencia bem essa questão.

Quantas vezes você já ouviu a expressão "sujar as mãos com a corrupção"? A agência Gogelmogel, da Lituânia, criou um "sabonete de dinheiro" para ajudar a debater a questão.

O impactante filme abaixo compõe a campanha "Não aceito corrupção" e foi criado pela Flag para o Movimento Ministério Público Democrático (MPD).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=EpYtLfDaocs%5D

Para quem acha que rir é sempre o melhor remédio, a campanha abaixo, criada pelo Ragazzo, ironiza o período de "Lava-Jato" e suas delações premiadas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KGQfR3x2CG4%5D

Este conteúdo foi publicado originalmente no site da AdNews .

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoPolítica no BrasilPublicidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame