Exame Logo

Como as marcas querem conquistar os nerds na Campus Party

Empresas fazem do evento de tecnologia um laboratório para testar estratégias de presença digital

Presença digital (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 11h09.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h45.

São Paulo - Até domingo, dia 3 de fevereiro, 8 mil pessoas irão acampanhar na Campus Party Brasil 2013 ( #CPBR6 ), no Anhembi Parque, em São Paulo. Os amantes de cultura digital entraram na mira das marcas , que estenderam sua presença além dos logotipos nas paredes para investir em relacionamento com os campuseiros. Petrobras, Microsoft, Ford e Vivo, entre outras, fizeram da arena um laboratório para estratégias de presença digital. “Quando as marcas pensam no nosso público, o que vêm à cabeça são os formadores de opinião e tendências online. As empresas fazem experiências aqui e ganham um indicador do sucesso das estratégias”, explica Paulo Guerra, gerente de relações comerciais do evento. Além do patrocinador master desde a primeira edição, a Telefônica, o evento tem outros 10 patrocinadores, ao lado de apoios secundários. Confira as ações de marketing nas fotos acima.
  • 2. Vivo

    2 /8(Divulgação)

  • Veja também

    A operadora está por trás do oferecimento da internet com a megavelocidade de 30 gigabits por segundo, para a felicidade dos campuseiros. A Telefônica/Vivo é a patrocinadora oficial do evento desde a primeira edição e aproveitou a ocasião para anunciar a chegada da rede 4G (LTE) ao país, com uma demonstração do serviço para os usuários presentes no evento.Não faltaram ações com celulares, como uma claw machin (foto)e, brinquedo típico de parques de diversão, controlada por smartphone. Os bons de mira levaram para casa o mascote da Vivo, um Vivinho de pelúcia.
  • 3. Ford

    3 /8(Divulgação)

  • Primeira montada a patrocinar o evento, a Ford Brasil se alinha ao esforço global de se aproximar dos influenciadores online, afirma Adriane Rocha, gerente de Comunicação Corporativa da Ford. “É o evento menos corporativo em que já estivemos, mas é uma chance única mostrar nossa inovações aos amantes de tecnologia, além de estabelecer conexões futuras com esse público”, diz.A campanha principal da Ford da CPBR, o “Desafio Ford Code” vai sortear um Novo EcoSport para os participantes. Entre posts no Facebook da marca e dicas espalhadas pela arena, a cada dia os participantes precisam ir em busca de uma combinação numérica para abrir as portas de um Ford Fusion 2013, que possui abertura sem chave.
  • 4. BB/Mapfre

    4 /8(Divulgação)

    Sob o peso do segmento de seguros, o desafio do BB/Mapfre é reforçar a presença digital da marca, explica Pedro Nogueira, gerente de marketing do grupo. “Para nós o maior benefício do evento é falar diretamente com a mídia e o público jovem e colocá-lo em contato com esse tipo de produto. São nossos futuros consumidores”. No evento, o grupo está por trás do quarto VIP, equipado com tevê 3D de última geração, home theater, blu-ray e videogame, além de uma confortável (e rara) cama. O ambiente é disputado via Instagram e, no último dia, todos os equipamentos serão sorteados.
  • 5. Intel

    5 /8(indicefoto/Campus Party)

    Pela segunda vez na Campus Party, a Intel está por trás do maior stand do evento, com 1.300 metros quadrados. É lá que acontece o Intel Extreme Masters, torneio de games profissional com direito a jogadores experientes do mundo inteiro e plateia lotando arquibancadas.Entre disputas de “League of Legends” e “StarCraft II”, a competição deste ano está sendo transmitida ao vivo através do canal oficial da Intel. Depois de etapas nos Estados Unidos e agora no Brasil, a final mundial será realizada em março de 2013, durante a feira CeBit, na Alemanha. As oito equipes disputam 50 mil dólares em prêmios.
  • 6. Petrobras

    6 /8(Agência Petrobras de Notícias)

    O site da empresa centralizou o conteúdo criado no espaço “Nerdlab Petrobras”, com palestras e encontros no evento. Alimentado através de parceria com o Jovem Nerd, portal dos criadores de um dos podcasts mais populares da internet brasileira, todas as conversas ganharam transmissão em vídeo. Entre os convidados recebidos já esteve César Coelho, criador do Festival Anima Mundi. Nesta quarta-feira, o papo será com Rogério Gonçalves, engenheiro mecânico especializado em motores e combustível. Na quinta, é a vez de Leonardo Magela, analista de sistemas da Petrobras e doutor em engenharia de software, e o último dia está reservado para uma conversa sobre mitos e verdades sobre o petróleo.
  • 7. Submarino

    7 /8(Divulgação/Maurício Santana)

    Pela terceira vez patrocinadora do evento, o site de e-commerce apostou nos videogames como atração principal. O stand abriga seus próprios campeonatos de Xbox, Wii e PlayStation, com títulos a gosto do freguês, num telão de 6 metros de comprimento por 2 de altura.Já para os programadores, foi lançado o "Desafio #SubnaCampus", no qual eles deverão criar soluções para problemas do dia a dia do e-commerce. Ao todo, serão quatro desafios e o vencedor de cada dia ganhará um vale-presente no valor de R$ 500,00 para trocar por produtos no site da marca.
  • 8. Microsoft

    8 /8(indicefoto/Campus Party)

    A empresa tech investiu em conteúdo e está por trás de algumas das palestras oferecidas no evento, como as que ensinam a criar aplicações no Windows 8 e no Windows Phone, é claro.A marca aproveitou o encontro para promover o novo Internet Explorer 10 com games online feitos em HTML5 e clássicos da Atari adaptados para o novo IE. Outro produto aberto para degustação é o Office 365, apresentado oficialmente ao mercado nacional ontem e compatível a tela sensível ao toque e acesso à nuvem. O conteúdo está sendo organizado através do tópico #windowscpbr6,
  • Acompanhe tudo sobre:Campus PartyMarcas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame