Marketing

Comercial de cerveja é voltado exclusivamente para mulheres

Campanha bem-humorada traz outdoor que só fala com o público feminino


	A campanha da Astra tem assinatura da agência alemã Philipp und Keuntje
 (Reprodução/AdNews)

A campanha da Astra tem assinatura da agência alemã Philipp und Keuntje (Reprodução/AdNews)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 18h04.

São Paulo - Apesar do crescimento no número de consumidoras mulheres no mercado de cerveja, as campanhas publicitárias continuam envolvidas em polêmicas por sexualizar o gênero, além de ser criticada por criar mensagens voltadas apenas para o público masculino.

Derrubando todos os paradigmas, a Astra, marca de cerveja alemã, se destacou ao desenvolver um outdoor dedicado exclusivamente às mulheres.

Usando uma tecnologia de detecção de gênero em uma câmera instalada no display, a propaganda disparava mensagens de acordo com o sexo do observador.

Ou seja, sempre que uma mulher se aproximava do painel, o comediante Uke Bosse, garoto-propaganda da marca, aparecia com uma mensagem incentivando-a experimentar a cerveja. Quando o usuário era um homem, Bosse mandava uma mensagem direta: "Não há nada aqui para os homens! Continue andando".

Mais de setenta vídeos de curta duração foram pré-programados com o comediante. Neles, ele fala diretamente aos pedestres e aborda especificamente as mulheres. Como quando Bosse aparece para tirar muitas fotos delas ou quando as convida para tomar uma cerveja com ele.

Esta estratégia publicitária bem-humorada tem o objetivo de fazer com que as mulheres se sintam mais incluídas na publicidade de cerveja, uma área onde elas ainda são esquecidas e ignoradas.

A campanha tem assinatura da agência alemã Philipp und Keuntje.

Assista ao vídeo-case:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AdnewsAlemanhabebidas-alcoolicasCervejasestrategias-de-marketingEuropaMulheresPaíses ricosPublicidade

Mais de Marketing

Entenda os riscos de atrelar celebridades a negócios para construir reputação

Como construir uma marca pessoal nas redes sociais

Entenda os hábitos dos brasileiros ao assistir TV

Como a IA pode aproximar marcas de clientes