Marketing

Coca-Cola é a marca mais lembrada em patrocínios de eventos no Brasil; veja ranking

Pesquisa analisou conhecimento, intenção de participação e relação dos brasileiros com shows, festas tradicionais e eventos

Ativação da Coca-Cola no Rock in Rio (Foto/Divulgação)

Ativação da Coca-Cola no Rock in Rio (Foto/Divulgação)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 20 de junho de 2024 às 23h28.

Tudo sobreestrategias-de-marketing
Saiba mais

A Coca-Cola foi eleita a marca mais lembrada em patrocínios de eventos no Brasil, segundo uma pesquisa que analisou o conhecimento, a intenção de participação e a relação dos brasileiros com shows, festas tradicionais e eventos, além de suas impressões sobre as empresas patrocinadoras.

O estudo foi conduzido pelo QualiBest, instituto especializado em pesquisas online, que tem como clientes Kellogg's, Assaí, Decathlon, Sanofi, Unilever e Vivara. Realizado entre 19 de fevereiro e 18 de março de 2024, o levantamento envolveu 3.120 internautas brasileiros com 16 anos ou mais, por meio de um questionário online.

Um dos principais destaques é a lembrança de patrocínio das marcas. O estudo revela que 65% dos entrevistados notam as marcas que patrocinam eventos, com a Coca-Cola (70%) sendo a marca mais lembrada. As ações de marketing que mais se destacam incluem espaços interativos e camarotes nos eventos. Veja abaixo na galeria o ranking completo.

Segundo o Instituto QualiBest, 53% dos participantes da pesquisa consideram que os esportes no Brasil são os eventos mais relevantes para uma marca apoiar. A familiaridade com esse tipo de patrocínio justifica esse resultado, mas é necessário investir também em outras formas de expressão cultural, especialmente se a empresa deseja alcançar diferentes públicos.

“Os resultados demonstram a forte conexão dos brasileiros com eventos culturais e esportivos, destacando a importância das marcas patrocinadoras se associarem a essas experiências. Investir em patrocínios em festas folclóricas, esporte e festivais de música é uma estratégia para as marcas que desejam se conectar com a cultura brasileira e seus consumidores” destaca, Fábia Silveira, gerente de pesquisa do QualiBest.

"Os entrevistados do estudo mais concordaram que patrocinar uma festa folclórica demonstra valorização da cultura brasileira e que apoiar festivais de música indica uma aproximação com o público jovem. Isso mostra que o perfil do evento fica diretamente associado à marca", complementa Silveira.

Festa de São João está entre os eventos mais frequentado pelo brasileiro

Shows de músicas nacionais (35%), festas de São João (34%) e o Carnaval (27%) são as ocasiões mais frequentadas pelos brasileiros, seguidos por eventos esportivos (24%) e festas religiosas (19%). No Nordeste, há uma forte participação em festas regionais.

O streaming e a TV também desempenham um papel significativo no consumo de eventos. Shows de músicas nacionais e eventos esportivos são os mais assistidos, seguidos por shows internacionais e Carnaval.

Acompanhe tudo sobre:MarcasPatrocínioFestivaisestrategias-de-marketing

Mais de Marketing

Pizza Hut dará pizza grátis para quem tiver tatuagem da iguaria

PMEs aumentam investimento em publicidade e veem alta na aquisição de novos clientes

Stanley dobra aposta na Geração Z e lança copo Quencher com Olivia Rodrigo

Protex instala tobogã de 30 metros no Parque Villa-Lobos em ativação gratuita

Mais na Exame