Celebração de Emerson Fittipaldi atrai marcas como GM e Braskem
Projeto "Fittipaldi 40 anos" se estende até 2012, quando o piloto festeja os 40 anos de seu primeiro título mundial
Da Redação
Publicado em 4 de novembro de 2010 às 05h00.
São Paulo - Primeiro brasileiro a se tornar campeão na Fórmula 1, Emerson Fittipaldi celebra, em 2010, 40 anos de sua primeira vitória na principal categoria do automobilismo mundial, conquistada em 4 de outubro de 1970, no circuito de Watkins Glen, nos Estados Unidos. A comemoração ganhou grandes proporções com um projeto idealizado pela Momentum, intitulado “Fittipaldi 40 anos” e que se estenderá até 2012, quando o piloto festeja os 40 anos de seu primeiro título mundial.
A maioria das iniciativas acontecerá durante esta semana, aproveitando o Grande Prêmio do Brasil, marcado para este domingo (7). A primeira delas foi realizada nesta terça-feira (2), quando Fittipaldi pilotou pelas ruas de São Paulo uma Lotus 72, mesmo carro que o levou a cruzar a linha de chegada na primeira colocação há quatro décadas. A Prefeitura de São Paulo, que interditou um trecho da Marginal Pinheiros e a Ponte Estaiada para a ação, ainda batizará a reta de chegada do Autódromo de Interlagos como “Reta Emerson Fittipaldi”.
Aproveitando o evento e a força do nome do campeão, diversas empresas desenvolveram estratégias para vincular suas marcas ao piloto. A GM, parceira de Fittipaldi desde meados de 1980, quando ele seguiu para a Fórmula Indy, apresenta no Salão do Automóvel e no autódromo o Omega Fittipaldi, testado pelo próprio em circuitos da Austrália e trazendo detalhes por ele sugeridos.
Outra que investe no projeto é a Braskem. A marca entrou na F1 em 2008, quando confeccionou o troféu entregue aos primeiros colocados com plástico 100% renovável, com design assinado por Oscar Niemeyer. No ano seguinte a empresa repetiu a ação, porém, utilizando como matéria-prima o lixo descartado durante o fim de semana da prova brasileira. Desta vez, a Braskem aproveitará material reciclável recolhido durante o GP para confeccionar 500 unidades de mobiliário para locais públicos de São Paulo, como bancos, lixeiras e jardineiras. O projeto começa a ser divulgado na mídia nos próximos dias e tem o próprio Fittipaldi como protagonista da campanha, criada pela W/McCann. A Momentum idealizou também o Box Vintage, espaço no qual será exposta a Lotus 72, assim como conteúdos customizados que remetem à época da primeira vitória do piloto. A Braskem marca presença como patrocinadora.
Completando as ações, que devem acontecer nos próximos dois anos, a editora Toriba lançará, em 2012, o Big Book Emerson Fittipaldi, publicação com edições numeradas e assinadas pelo piloto, que terão cerca de 90cm² e 35 quilos. A marca brasileira Evoke confeccionará três modelos de óculos inspirados que Fittipaldi usava na década de 1970, sendo um em couro, outro em ouro branco e o terceiro em ouro amarelo. Já a TW Steel anuncia o piloto como embaixador de sua marca e coloca à venda a linha Emerson Fittipaldi Signature Edition, composta por dois modelos distintos.
Ainda integra o projeto planejado pela Momentum a exposição “Emerson Fittipaldi 40 anos”, que deve acontecer na Galeria da Fiesp, em São Paulo, entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, contando com a curadoria de Marcello Dantas. Entre o material exposto estarão carros, troféus, macacões, fotos e vídeos, além de uma garagem mostrando peças de um Fórmula 1 e contando um pouco sobre a evolução da categoria. A mostra pode se tornar itinerante, percorrendo o Brasil e chegando a países da Europa e nos Estados Unidos.