Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.
Ao navegar por receitas populares da plataforma Recepedia, por exemplo, de um bolo de chocolate, serão indicados descontos em ingredientes (Reprodução/Recepedia)
Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais
Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 17h23.
A Unilever se uniu à Izio&Co, plataforma de programas de fidelidade, em uma iniciativa que visa oferecer cashback aos amantes de gatronomia. Agora, o conteúdo do Recepedia, plataforma de gastronomia da gigante de bens de consumo, está atrelado ao aplicativo Mangos, que oferece descontos e ativações promocionais, inicialmente, em ingredientes das receitas mais populares.
A novidade tem como objetivo promover a fidelização de clientes no varejo. Em uma segunda etapa, o benefício deve se estender a todo o site de culinária, que possui cerca de 5,3 milhões de visitas mensais, conforme dados do Similar Web.
Traduzido literalmente como ‘dinheiro de volta’, o cashback consiste em oferecer a devolução de um percentual do valor gasto em uma compra. O serviço normalmente é oferecido por lojas que são parceiras de plataformas especializadas, como Cuponomia, Méliuz e Buscapé. Quando bem aplicado à estratégia de marketing, pode proporcionar não apenas benefícios financeiros, como também ajudar a fortalecer a relação entre consumidores e marcas.
Segundo Carolina Riotto, diretora de marketing da divisão de alimentos da Unilever, a ideia da ação no Recepedia é aprimorar a experiência do consumidor em diversos âmbitos. “O público está buscando mais alternativas interconectadas ao e-commerce, ou seja, encontrar os produtos que procura com custo-benefício e em jornadas ligadas aos seus interesses. Unimos praticidade, qualidade e economia”, diz.
“A base dessa colaboração consiste em levar vantagens aos clientes. Aumentando o engajamento da audiência com conteúdo relevante e útil, há um entendimento de que esse ambiente é o ideal para boas compras e informações gastronômicas. No futuro, a ideia é estender esse conteúdo para o aplicativo dos nossos parceiros varejistas”, destaca Rodrigo Matheus, CMO e diretor executivo da Izio&Co.
Ao navegar por receitas populares da plataforma Recepedia, por exemplo, de um bolo de chocolate, serão indicados descontos em ingredientes. Ao ativar a oferta e escanear o cupom fiscal, automaticamente, o consumidor terá o cashback na sua carteira digital do aplicativo Mangos, por meio do qual também deverá efetuar a compra do produto para receber o ‘dinheiro de volta’.
Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas buscam constantemente estratégias para conquistar e fidelizar clientes. De acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quase 6,5 milhões já oferecem cashback. Somente em 2022, esse mercado movimentou cerca de 11 bilhões de reais, segundo estudo da Cuponomia.
Levantamento realizado pela Izio&Co com 29 varejos e 1,4 milhão de clientes, entre janeiro e maio de 2023, aponta que aqueles que recebem cashback gastam, em média, 83,5% mais por mês do que os que não compram com esse tipo de desconto.
A variação do valor das compras entre os dois grupos foi de 60% a 120%, diferença causada pelo índice mais elevado de frequência (57,5%) e, principalmente, por um aumento substancial de 17,6% no ticket médio.
“Nosso entendimento é que o cashback é o futuro da promoção”, afirma o diretor executivo da Izio&Co. Segundo ele, trata-se de um formato que promove uma aproximação entre o estabelecimento e o cliente. “Uma ferramenta quase que indispensável para o competitivo contexto atual do varejo, uma vez que acelera a ampliação e qualidade das vendas”, complementa.
1. Atratividade financeira: Ao receber uma porcentagem do valor gasto de volta, o consumidor pode perceber que sua fidelidade está sendo recompensada. Isso cria um incentivo para que ele escolha novamente a mesma marca em suas futuras compras, contribuindo para o aumento do ticket médio e a frequência de compras.
2. Geração de engajamento: Programas bem estruturados de cashback permitem que as marcas estabeleçam uma comunicação contínua, informando os clientes sobre novas ofertas, produtos ou eventos exclusivos. Esse engajamento constante fortalece a presença da marca na mente do consumidor.
3. Construção de lealdade: O cashback pode ajudar a promover uma relação de confiança, pois mostra que a empresa valoriza seus clientes além da simples transação comercial. A sensação de ser recompensado pela escolha da marca pode fortalecer os laços emocionais, tornando menos provável que o cliente busque alternativas no mercado.
4. Diferenciação competitiva: O cashback também pode se tornar uma vantagem competitiva, atraindo consumidores que buscam não apenas produtos ou serviços de qualidade, mas também benefícios.
5. Mensuração de resultados: Os dados transacionais permitem uma análise mais precisa do retorno sobre o investimento (ROI), facilitando a avaliação da eficácia da estratégia. Isso possibilita ajustes e otimizações contínuas para maximizar os resultados.