Marketing

Brasil ganha site de consumo colaborativo

DescolaAi.com foi desenvolvido para reunir quem tem um objeto a emprestar a quem precisa de alguma coisa

Livros, CDs, equipamentos esportivos e outros objetos podem ser disponibilizados ou procurados no site (Manu Mohan / SXC)

Livros, CDs, equipamentos esportivos e outros objetos podem ser disponibilizados ou procurados no site (Manu Mohan / SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 10h55.

São Paulo - Quem nunca comprou algo por impulso que acabou encostado em um canto da casa? Ou precisa de um objeto por um curto período de tempo e não vê a necessidade de comprá-lo? O portal DescolaAi.com foi desenvolvido para reunir quem tem um objeto a emprestar a quem precisa de alguma coisa.

Livros, CDs, equipamentos esportivos, ferramentas, barracas de camping e outros objetos podem ser disponibilizados ou procurados no primeiro portal brasileiro do gênero.

Isso faz com que os produtos possam integrar o banco de dados do site e assim, ser usado por mais pessoas e mais vezes. “Várias vezes compramos coisas que usamos pouco e que acabam até estragando por falta de uso”, comenta o diretor do portal, Gui Brammer.

Ao acessar o portal e se cadastrar, o usuário pode procurar por um objeto que esteja precisando. O sistema realiza uma busca baseada no CEP e identifica a pessoa mais próxima geograficamente que possa emprestá-la.

Assim que a oferta e a demanda são identificadas, o sistema coloca os dois usuários em contato e gera um código de segurança que somente será conhecido por eles, para que se identifiquem. A negociação do valor, o tempo do empréstimo e a entrega serão definidos pelos usuários, nesta etapa do processo.

Para garantir a segurança do dono do objeto que será emprestado, o sistema registra os dados do cartão de crédito do locatário e estipula um valor – que será usado como caução -, para o caso do produto ser devolvido danificado.

Após a devolução, o sistema acusa o fim do empréstimo, libera o pagamento para o dono do produto e solicita - a quem emprestou e a quem tomou emprestado - que pontuem a atuação um do outro, de forma a criar um ranking com os usuários do portal mais confiáveis. “O DescolaAí.com possibilita que os produtos não fiquem parados na casa das pessoas e que elas possam ter lucro com eles”, comenta Brammer.

Depois de um período de testes nos sistemas de segurança e pagamento, o portal foi lançado em julho, com a função aluguel (empréstimo remunerado). Em breve, irá contemplar uma plataforma virtual para a realização da troca de produtos entre os usuários cadastrados. Outra iniciativa que está prevista para os próximos meses é a criação de eventos, em bares, cafés e restaurantes, nos quais os usuários poderão se conhecer pessoalmente e realizar empréstimos ou trocas.

Acompanhe tudo sobre:Consumoe-commerceInternetSites

Mais de Marketing

Google decide manter cookies; entenda o que isso significa para os anunciantes

Adidas tira do ar campanha com Bella Hadid após protestos

Morre aos 80 anos Jaques Lewkowicz, fundador da agência Lew'Lara

Os times de futebol mais valiosos do Brasil e do mundo em 2024

Mais na Exame