Exame Logo

8 jingles clássicos de produtos nacionais

Relembre campanhas inesquecíveis de produtos brasileiros com (muitas) décadas de idade

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2013 às 09h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.

Em julho de 1991, a DM9 criou a campanha Guaraná Antarctica Sabores. Formada por dois filmes - Pizza e Pipoca - a ideia era associar lanches ao refrigerante. Não demorou muito e os dois comerciais tornaram-se hinos clássicos: o jingle Pipoca fez tanto sucesso que recebeu até uma versão para o carnaval - e até hoje é cantado por todos.
  • 2. Danoninho

    2 /7

  • Veja também

    O Danoninho tem um dos jingles mais conhecidos por quem era criança na época da campanha. Veiculada em 1988, a composição é de José Mário e Luiz Orquestra. Tocada no piano, a música é na verdade uma paródia do que é conhecido como “Chopsticks": composições feitas com notas musicais em dupla, para que possam ser tocadas por duas pessoas.
  • 3. Parmalat

    3 /7

  • Lançada em 1996, a campanha "Porque somos mamíferos", da Parmalat, invadiu a televisão com crianças fantasiadas de bichinhos - e comoveu o público. Criada por Nizan Guanaes, então da DM9, hoje DM9DDB, a campanha virou febre e marcou época acompanhada de uma promoção que distribuiu mamíferos de pelúcia pelo Brasil.
  • 4. Lollo

    4 /7

    O “chocolate fofinho da Nestlé” marcou uma geração à época do seu lançamento no Brasil, nos anos 80. Criada pela agência Publicis, a animação lançou o personagem Lollo, uma barra de chocolate rechonchuda. Vinte anos após deixar as prateleiras, o produto voltou a ser vendido em 2012 - principalmente por causa do clamor dos consumidores nas redes sociais.
  • 5. Toddy

    5 /7

    Era 1958 e a televisão brasileira não tinha nem dez anos quando a propaganda ao lado foi ao ar. Inspirado nos musicais da Atlântica, o comercial é o retrato de uma época. E, assim como grande partes das campanhas daquele tempo, o jingle não poderia deixar de ser literal e direto: “Toddy é gostoso, é nutritivo, é econômico”.
  • 6. Brahma

    6 /7

    Em 1991, quem ligasse a televisão poderia flagrar o cantor João Gilberto cantando os versinhos “Pediu cerveja / pediu Brahma Chopp”. A versão em bossa nova era a trilha do comercial “Orquestra” - que além da performance do artista no Teatro Municipal mostrava paisagens ensolaradas e os mares alaranjados ao pôr-do-sol do Rio de Janeiro.
  • 7. Fusca

    7 /7

    O pequeno “gigante que não deixa ninguém na mão” ganhou uma campanha para lançar o seu slogan “Eu amo Fusca” em 1982. O filme é dos mais famosos da Volkswagen e foi veiculado nos intervalos dos jogos da Copa daquele ano. Detalhe: no começo deste ano o carro ganhou uma campanha “vintage” para apresentar o Novo Fusca 2013.
  • Acompanhe tudo sobre:ComerciaisJinglesMarcas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame