Marketing

5 virais empresariais que sacudiram a internet

Confira a lista de cinco virais empresariais que deram o que falar


	Fábio Porchat: humorista gravou o viral da rede de restaurantes Spoleto
 (Reprodução)

Fábio Porchat: humorista gravou o viral da rede de restaurantes Spoleto (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 15h16.

São Paulo - Na semana passada, a rede de restaurantes Spoleto lançou um vídeo viral para rebater um outro que atacava a marca.

No primeiro vídeo, lançado há 20 dias, o humorista Fábio Porchat interpretava o atendente de um restaurante com características semelhantes às lojas do Spoleto.

No vídeo lançado pelo Spoleto, o personagem de Porchat troca de emprego e continua sofrendo com as grosserias e com o despreparo de seus clientes.

Inovador, o vídeo obteve boa repercussão na web, mas nem sempre é assim. Confira a lista de cinco virais empresariais que deram o que falar:

1 - Spoleto

yt thumbnail

Diante da repercussão do material publicado no Youtube – o vídeo já foi visto 730 mil vezes -, a marca decidiu produzir uma continuação da cena, onde Porchat é repreendido pela chefia. Ao passar por outros empregos, o personagem percebe que sofre os mesmos problemas. No final, o Spoleto pede desculpas aos seus consumidores e pede que eles reportem qualquer caso semelhante à rede.


2 - Pôneis Malditos, da Nissan

https://youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU

Lançado em agosto do ano passado, o vídeo conseguiu a incrível façanha de receber mais de 30 reclamações no Conar. Por outro lado, a Nissan do Brasil terminou o mês com recorde com 5.375 unidades de sua picape Frontier vendidas - 81% a mais do que o mesmo período de 2010.

3 - Eduardo e Mônica, da Vivo

yt thumbnail

A mudança de posicionamento da Vivo em 2011, sob a assinatura "Amor, conexão e transformação", inspirou a Africa a criar um filme para uma das músicas mais famosa do Legião Urbana, "Eduardo e Monica. O filme mostra como tablets e celulares ajudam as pessoas a se aproximar. O vídeo obteve boa repercussão na web.


4 - Perdi meu amor na balada, da Nokia

https://youtube.com/watch?v=H2kqMddXlIQ

Lançado em julho deste ano, a série de três vídeos narrava a história de um jovem em busca de uma garota que ele conheceu na balada. Por trás dessa história, a Nokia tentava promover seu novo aparelho, o 808 PureView. Como não ficava claro que se tratava de uma ação publicitária, consumidores acionaram a empresa no Conar. Depois dos protestos, a Nokia decidiu retirar os vídeos do YouTube.

5 – Bebê sem papel, Itaú

https://youtube.com/watch?v=p9Z9n0I8Dfo

Em janeiro deste ano, o Itaú lançou um novo comercial inspirado no viral americano de um bebê rasgando papel. O objetivo era divulgar a nova política de sustentabilidade do banco. Assim como o vídeo original, que foi visto mais de 34 milhões de vezes no YouTube, o viral do Itaú também foi bem. Até que os usuários descobriram um pequeno detalhe: uma almofada com folhas de maconha logo atrás do bebê). Como resposta, o Itaú foi até os EUA para que o casal pais do bebê explicassem o detalhe. Por fim, a almofada tinha uma série de folhas, inclusive, uma parecida com a da erva.

https://youtube.com/watch?v=ci1bo1OZTnI

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingMarcasmarketing-viralVídeos de marketing

Mais de Marketing

Burger King e Mari Maria lançam glosses com aromas inspirados em itens do cardápio

Casa da Asics em São Paulo já realizou mais de 20 mil encontros com corredores

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?