15 marcas que fizeram faxina na imagem em 2014
Confira o antes e depois das empresas que aproveitaram para mudar de visual neste ano (até agora)
Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2014 às 09h53.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h07.
São Paulo - Na última sexta-feira, o SBT anunciou o lançamento de uma nova identidade visual, como parte da celebração dos 33 anos da emissora. Foi a última empresa a engrossar uma longa lista de renovações de imagem que aconteceram em 2014, e incluem marcas como Nescafé, Visa, Cadillac e Correios. As mudanças muitas vezes representam reposicionamentos para novas realidades de mercado. Em outras ocasiões, são apenas ajustes de estilo, seguindo a tendência de design que abre mão de sombras e efeitos de profundidade. Confira, a seguir, as marcas que renovaram seu visual em 2014 - até agora.
Em junho, Nestlé apresentou um novo posicionamento do produto, que em seus mais de 70 anos de história, pela primeira vez, terá identidade visual unificada nos 180 países onde é vendido, incluindo o Brasil. A CBA é a agência responsável pelo novo design e pelas novas embalagens. Também foi criado um novo slogan global: “Tudo começa com um Nescafé”.
Ainda em janeiro, a Visa transformou sua imagem. A reforma retirou a dobra amarela na ponta do “V”, e o nome ganhou um gradiente em azul. Segundo a empresa, as mudanças fazem parte de seu novo posicionamento, que agora vai utilizar a assinatura “Everywhere you want to be” (Em todos os lugares que você quiser estar).
Em março, a Reebok anunciou o lançamento de um novo logotipo, o Rebook Delta. A alteração reforça a mudança de foco e reposicionamento da marca, que agora é o fitness. O novo símbolo está presente em tênis e produtos de corrida, ioga e dança. A meta é revitalizar a marca, que estava vulnerável há anos, após ter perdido espaço para as rivais Nike e Puma.
Anunciada em maio, a nova marca dos Correios mostra duas setas associadas, uma amarela e outra azul, cada uma indicando um sentido. Nas palavras da estatal, o desenho simboliza a "poderosa capacidade de conectar pessoas". O projeto, incluindo divulgação e troca de letreiros, custou R$ 42 milhões. A criação é da agência Master Roma Waiteman.
A Netflix mudou o visual em junho, dando adeus ao seu logo branco, preto e vermelho. No lugar, um desenho de estilo mais limpo, com letras vermelhas em fundo branco. A estreia da segunda temporada de Orange is The New Black foi escolhida para marcar a mudança, que incluiu um redesign da interface do acervo de séries e filmes.
Pela primeira vez desde 2007, o serviço de pagamentos online refurmulou seu design. A nova marca, anunciada em abril, foi feita tendo em mente celulares e o crescimento dos pagamentos mobile. “O novo visual procura refletir a simplicidade, a conveniência e a segurança garantidas pelo serviço”, afirmou a empresa em comunicado. A criação é do estúdio de design fuseproject.
A Netshoes anunciou visual novo em fevereiro deste ano, como parte de um processo de modernização da marca. Segundo o e-commerce, o objetivo foi criar a imagem de uma empresa global e dinânica. A mudança incluiu nova tipografia e ausência de slogans. O resultado foi definido após um ano de estudo de branding realizado em parceria com a consultoria Interbrand.
A marca de carros de luxo perdeu sua coroa de louros em janeiro. O ornamento central foi repaginado para uma versão mais longa e mais baixa, mas suas cores internas (azul, vermelho, dourado e preto) permaneceram. A última alteração de identidade visual havia acontecido em 1999.
Fundada em 2008, a startup de aluguel de quartos, apartamentos e casa pela internet mudou de visual no meio de julho. Batizado de Bélo, o novo logotipo é classificado pela empresa como "o símbolo universal do pertencimento". A assinatura do projeto é do DesignStudio, de Londres.
Para marcar seu aniversário de 33 anos, o SBT anunciou uma nova identidade visual. Com efeitos 3D e um slogan formado pela hashtag #Compartilhe, a mudança representa uma busca por juventude, diz a empresa. A criação é assinada pela agência Publicis Brasil e irá ao ar a partir de 18 de agosto.
A icônica identidade visual da emissora foi alterada para marcar o aniversário de 50 anos da empresa. Seu exterior cinza metálico foi trocado pela cor branca, e o colorido da tela interna da esfera foi mantido. O novo visual foi apresentado no programa “Vem Aí”, em março deste ano.
Tradicional marca do setor de ferramentas e eletrodomésticos, a empresa passou por sua mudança mais radical. No nome, o & deu lugar a um sinal de mais, e a grafia nova é "Black+Decker". O símbolo hexagonal, presente desde 1921, desapareceu. O projeto é da Lippincott.
Para acompanhar seu novo posicionamento global, uma das líderes mundiais do mercado de chás apostou num visual mais clean. O novo desenho centralizou o nome da marca, que ficava no canto direito do logotipo. A mudança incluiu a assinatura “Be More Tea”, para incentivar os consumidores a terem hábitos de alimentação mais saudáveis.
Sem aviso, o Google fez uma alteração quase imperceptível em seu logotipo em maio. A alteração moveu a letra “g” interna um pixel para a direita, enquanto a letra “l” deslizou um pixel para baixo e também para a direita. Segundo porta-voz do Google, a mudança ocorreu para certificar que ele apareça nitidamente, independente da resolução de tela.
Em abril deste ano, a cachaça 51 passou a ser distribuída numa nova embalagem, com logotipo atualizado. Segundo a empresa, o objetivo é aproveitar o crescimento do mercado de destilados para buscar sofisticação. A campanha de divulgação foi assinada pela Loducca.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú