10 comerciais que mostram o poder viral dos bebês
Com gargalhadas ou passos de dança cheios de fofura, bebês atraem sucesso para grandes marcas como Evian, Itaú e Samsung
Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2014 às 16h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h14.
São Paulo - Eles são irresistíveis. Não há lista recente de comerciais de sucesso sem a presença de vídeos de bebês, que são sinônimo de audiência e compartilhamento na internet. De tão graciosos, eles tornaram-se o centro de campanhas de marcas como Itaú, Samsung, Toyota e Evian. Perceba que ser uma empresa de artigos infantis não é pré-requisito para sucumbir ao poder publicitário dos recém-nascidos. Assista a seguir alguns dos maiores virais recentes com bebês.
Em 2008, a água mineral francesa Evian tornou-se mania internacional com o vídeo Roller Babies. A receita do comercial? Bem simples: bebês dançando. A obra foi um sucesso estrondoso e coroou a campanha Live Young, criada para transmitir o conceito de saúde e bem-estar da bebida. Com doses equilibradas de fofura e efeitos especiais, o vídeo já ultrapassa 75 milhões de visualizações.
Quatro anos depois da explosão da campanha Roler Babies, a Evian voltou a apostar em bebês dançarinos. O novo vídeo, Baby & Me, fez os adultos entrarem no ritmo. No comercial, pessoas andam pela rua até serem surpreendidas por versões recém-nascidas si mesmas. O resultado da surpresa pode ser medido em passinhos felizes e desengonçados. O vídeo, de 2013, tem mais de 80 millhões de visualizações no YouTube.
Para quem se pergunta o que os bebês fazem quando ninguém está olhando, o viral da Samsung é uma boa pedida. O vídeo transforma em perseguição policial a rivalidade entre um pequeno menino e o novo aspirador de pó da marca. O comercial ultrapassou 7,5 milhões de visualizações.
Em 2012, o Itaú transformou um viral de mais de 34 milhões de visualizações no YouTube em um comercial para a TV aberta. O vídeo com o bebê Micah rasgando papel e rindo caiu como uma luva para campanha sustentável Sem Papel, e angariou mais 15 milhões de visualizações para o Itaú. O comercial gerou tanto buzz que a agência Africa criou uma nova campanha que mostrava uma visita aos pais do bebê.
Um pai de primeira viagem decide homenagear sua primogênita no comercial Dear Sophie, do navegador Google Chrome. O vídeo mostra emails escritos pelo pai desde o nascimento da filha, com fotos, vídeos, relatos e confissões da vida em família. Do primeiro dia fora do hospital ao primeiro dente perdido, a peça conquistou 10 milhões de visualizações.
Em 2013, a Pampers lançou sua primeira campanha feita inteiramente com vídeos amadores do YouTube. O filme feito a partir da contribuição de consumidores captura momentos especiais da vida dos bebês. A mensagem é que toda criança tem o direito de ser amada, dormir e brincar, cada uma a seu jeito, e nenhum deles é certo ou errado. A criação é da Saatchi & Saatchi.
No fim de março deste ano, a Evian decidiu revisitar o seu clássico viral. O novo filme mostra o Homem-Aranha balançando em suas teias pelos aranha-céus da cidade de Nova York, até que se depara com o seu próprio reflexo no vidro de um dos prédios. É claro que a imagem refletida é uma versão bebê do Spider.
O bebê já sai da barriga da mãe em busca de um iPad, pega um celular e clica um “selfie”, arma um canal de livestreaming no YouTube e, para susto de médico, enfermeiros e pais, sai do quarto da maternidade usando a navegação de um GPS. O vídeo, anúncio da empresa de telefonia e internet 3g indiana MTS, ultrapassou as 1,2 milhões de visualizações.
O monopólio dos bebês dançarinos não é só da Evian. Na Índia, uma campanha do Kit Kat ficou famosa e ultrapassou os 3,5 milhões de visualizações mostrando um berçário mais animado do que o normal. No vídeo, um médico ocupado decide dar uma pausa na sua rotina comendo um Kit Kat durante o expediente. O resultado é que ele vê coisas que talvez ele não enxergasse de outra forma.
Em 2013, a Toyota sucumbiu ao poder dos bebês para retratar a relação de amor entre um homem e seu "filho". Os cuidados de um pai com um recém-nascido dão o tom em filme da Draftfcb para a montadora. A ideia era mostrar o quão bem cuidados são os carros da marca.