Invest

O que são lucros operacionais e como calcular?

É fundamental estudar os mais diversos indicadores que podem indicar o desempenho de uma empresa, como os lucros operacionais

close up businessman accountant calculating on calculator to planning strategy and profit at desktop office workplace with dashboard tools monitor for data management of business financial and economy concept (Getty/Getty Images)

close up businessman accountant calculating on calculator to planning strategy and profit at desktop office workplace with dashboard tools monitor for data management of business financial and economy concept (Getty/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2022 às 11h00.

Ao começar a investir na bolsa de valores, é fundamental estudar os mais diversos indicadores que podem indicar o desempenho de uma empresa e, um dos principais são os lucros operacionais, sendo importantes dados que ajudam a entender o quão bem a empresa tem performado.

Nesse sentido, os lucros operacionais são indicadores financeiros que estão presentes em uma Demonstração do Resultado de Exercício (DRE) de uma empresa. Geralmente, a DRE de uma empresa listada em bolsa de valores é publicada trimestralmente, sendo assim, é possível acompanhar o resultado a cada três meses. Mas o que é exatamente o lucro operacional?

O que é lucro operacional?

O lucro operacional é o lucro gerado única e exclusivamente pela operação de negócio, descontando as despesas administrativas, comerciais e operacionais. No entanto, é importante ter em mente que este lucro não é o mesmo que o lucro bruto, dado que deste último são descontadas apenas as despesas variáveis.

O lucro operacional é também conhecido como EBIT, sigla em inglês para lucro antes dos juros e impostos. Ele fornece uma visão mais detalhada dos resultados operacionais de uma empresa, dado que não considera apenas os custos de produção (que são custos variáveis).

Como calcular o lucro operacional?

Entender como calcular o lucro operacional é de fundamental importância para entender o que é o indicador. A fórmula do lucro operacional é representada por:

Lucro operacional = Lucro Bruto - despesas operacionais - receitas operacionais

As despesas operacionais envolvem três tipos de despesas: as administrativas, comerciais e diversas. Segue o melhor detalhamento de cada tipo de despesa:

  • Despesas administrativas - são as principais despesas para que um negócio possa continuar funcionando, como a compra de materiais, salário dos líderes de setores e aluguel do escritório;
  • Despesas comerciais - envolvem a manutenção dos pontos de vendas, salário de vendedores e propagandas;
  • Diversas - são as despesas que não se encaixam nem na administração e nem nas atividades comerciais, contudo, são gastos da atividade diária de uma empresa e precisam ser consideradas.

Já a receita operacional está relacionada ao faturamento que vem da atividade fim da empresa. Para obter a receita operacional a fim de calcular o lucro operacional, é necessário deduzir a devolução de vendas, descontos sobre vendas e impostos da receita operacional bruta.

Qual a importância do lucro operacional?

Entender como funcionam os lucros operacionais permite compreender a capacidade que uma empresa tem de gerar caixa (ou lucro) através de sua atividade final. Ele costuma ser o primeiro indicador financeiro a ser analisado por investidores experientes e instituições que fornecem análise de crédito para pessoas jurídicas.

Além disso, é uma métrica bastante útil, tanto para quem está gerindo o negócio quanto para aqueles que buscam investir. No entanto, é necessário acompanhar o lucro operacional com frequência, buscando entender se a empresa possui constância na sua capacidade de gerar lucro.

Com isso, ao investir na bolsa de valores, é importante analisar o lucro operacional para verificar a capacidade da empresa de gerar lucro ao longo do tempo. Por exemplo, se o lucro operacional de uma empresa tem caído ao longo dos trimestres, significa que a empresa tem perdido sua capacidade de gerar caixa através de sua atividade fim, por outro lado, um lucro líquido em crescimento ou consolidado significa que a empresa está se desenvolvendo.

Sendo assim, os lucros operacionais conseguem trazer informações sobre a saúde do negócio, bem como as perspectivas existentes de lucros, dado que, um bom desempenho, significa a valorização das ações da empresa no longo prazo e até mesmo o pagamento de dividendos aos acionistas.

Este artigo te ajudou a entender o que lucros operacionais?  Confira outros conteúdos como esse em nosso Guia de Investimentos, como:

O que é Ibovespa?
O que é EBTIDA?
O que é ROIC?

Acompanhe tudo sobre:Guia de InvestimentosLucro

Mais de Invest

Hapvida (HAPV3) vai investir até R$ 600 milhões em novos hospitais em SP e RJ

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

5 frases que todo investidor precisa saber

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Mais na Exame