Invest

Veja o calendário de restituições do Imposto de Renda 2022

Quanto mais cedo o contribuinte enviar as informações à Receita, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes

Receita Federal: o programa de preenchimento da declaração estará disponível a partir do dia 7 de março (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Receita Federal: o programa de preenchimento da declaração estará disponível a partir do dia 7 de março (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 12h19.

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, que a temporada do Imposto de Renda 2022, começa no dia 7 de março. Os contribuintes devem enviar a declaração até o dia 29 de abril. A expectativa da Receita Federal é de receber 34,1 milhões de declarações neste ano.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar as informações à Receita, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. O programa de preenchimento da declaração estará disponível a partir do dia 7 de março.

Assim como no ano passado, a Receita vai pagar a restituição do IR 2021 em cinco lotes, entre 31 de maio e 30 de setembro conforme o cronograma a seguir:

Made with Flourish

Novidade

Uma novidade deste ano é que a restituição do imposto pago a poderá ser feita via Pix, o serviço de pagamento do Banco Central. Vale destacar que ele só será aceito com a chave cadastrada com o CPF. Também será possível pagar o Darf, no caso de quem deve imposto, via PIX. Além do pix, é possível indicar uma conta bancária, conta poupança e conta de pagamento.

O valor da restituição ficará à disposição do contribuinte por um ano na agência bancária indicada na declaração. Idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição.

Veja quem deve declarar

Acompanhe tudo sobre:Receita FederalRestituição do Imposto de RendaDicas de Imposto de Renda

Mais de Invest

Stellantis vai levar minicarro elétrico da Fiat aos EUA após fala de Trump

Lenda dos investimentos compara Oriente Médio ao Vale do Silício

Coisas estranhas em Wall Street: séries podem derrubar ações da Netflix

Emprego nos EUA e indústria no Brasil: o que move os mercados nesta terça-feira