Invest

Veja o calendário de restituições do Imposto de Renda 2022

Quanto mais cedo o contribuinte enviar as informações à Receita, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes

Receita Federal: o programa de preenchimento da declaração estará disponível a partir do dia 7 de março (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Receita Federal: o programa de preenchimento da declaração estará disponível a partir do dia 7 de março (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 12h19.

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, que a temporada do Imposto de Renda 2022, começa no dia 7 de março. Os contribuintes devem enviar a declaração até o dia 29 de abril. A expectativa da Receita Federal é de receber 34,1 milhões de declarações neste ano.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar as informações à Receita, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. O programa de preenchimento da declaração estará disponível a partir do dia 7 de março.

Assim como no ano passado, a Receita vai pagar a restituição do IR 2021 em cinco lotes, entre 31 de maio e 30 de setembro conforme o cronograma a seguir:

Made with Flourish

Novidade

Uma novidade deste ano é que a restituição do imposto pago a poderá ser feita via Pix, o serviço de pagamento do Banco Central. Vale destacar que ele só será aceito com a chave cadastrada com o CPF. Também será possível pagar o Darf, no caso de quem deve imposto, via PIX. Além do pix, é possível indicar uma conta bancária, conta poupança e conta de pagamento.

O valor da restituição ficará à disposição do contribuinte por um ano na agência bancária indicada na declaração. Idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição.

Veja quem deve declarar

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de Rendareceita-federalRestituição do Imposto de Renda

Mais de Invest

Nikkei atinge melhor fechamento em 35 anos, marcando nova era para o mercado japonês

No último pregão do ano, Ibovespa caminha para fechar 2024 com desvalorização de 10%

Próximo corte de juros na Europa pode demorar mais, diz membro do BCE

Buffett aumenta participação na VeriSign e agora tem R$ 16,7 bilhões em ações da empresa