"Transferência em dobro": Nubank alerta para golpe no Pix
Segundo fintech, são falsos e têm origem criminosa vídeos e mensagens falando de "bug" no recurso que permitiria ganhar dinheiro a mais na operação
Agência O Globo
Publicado em 18 de janeiro de 2021 às 21h06.
O Pix , sistema de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central, está sendo vítima de um novo golpe, denunciou a fintech Nubank em seu site.
Segundo a empresa, criminosos especializados em golpes digitais vêm disseminando mensagens e vídeos sobre um suposto defeito (bug) no Pix que que permitiria ao usuário receber dinheiro em dobro na sua conta utilizando transferências eletrônicas com chave aleatória.
De acordo com a Nubank, o esquema na verdade induz os usuários do novo recurso a transferirem dinheiro para as contas dos golpistas.
As mensagens chamam a atenção do internauta ao afirmarem que é possível fazer a transferência de dinheiro em dobro para uma conta Pix por causa de falhas no software ou nos sistemas dos bancos que usam o Pix.
"Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam", explica a Nubank.
Mas, na verdade, as chaves são das contas dos próprios criminosos. "Quem transfere o dinheiro para as chaves para 'testar' se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas", alerta a fintech. "Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada 'engenharia social', o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências", acrescenta.
Segundo a empresa, os vídeos, em especial, usam truques para convencer os incautos, exibindo uma transferência quando na verdade são feitas duas para mostrar o suposto resultado "em dobro".