EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Mais um indicador reforçou, nesta terça-feira (5/12), o medo de que os Estados Unidos estejam caminhando para uma recessão. O nível de atividade do setor de serviços recuou de 54,4 pontos, em dezembro, para 41,9 pontos em janeiro - bem distante das previsões de 5,25 do mercado. É a primeira vez que o indicador recua desde março de 2003, e qualquer número abaixo de 50 pontos indica recessão, de acordo com o Institute for Supply Management, responsável pela pesquisa.
"Os números mostram a recessão escrita com todas as letras. Não é apenas um recuo; é um completo colapso no indicador", afirmou Jim Paulsen, estrategista-chefe de investimentos do Wells Capital Management, ao americano The Wall Street Journal. Paulsen acrescenta que a baixa é ainda mais preocupante, quando se considera a importância do setor de serviços para a economia americana. O resultado levou os analistas a se perguntarem se haviam descartado, cedo demais, os riscos de uma recessão.
O indicador sacudiu Wall Street nesta terça. Momentos após a divulgação do relatório, o índice Dow Jones recuou 1,6%, mesma queda apresentada pelo índice Standard & Poor';s 500. A Nasdaq respondeu com uma baixa de 1,4%.