Bolada: dinheiro das premiações vem dos fundos administrados pela Fundação Nobel (Thinkstock)
Anderson Figo
Publicado em 10 de outubro de 2016 às 06h00.
São Paulo - É inegável que ganhar um Nobel muda a vida de qualquer pessoa. Além de reconhecimento, os vencedores do prêmio também recebem uma medalha de ouro, um certificado e uma bela quantia em dinheiro.
Mas essa bolada já foi bem maior no passado. Em 2016, cada vencedor do Nobel ganhou 8 milhões de coroas suecas —cerca de 930 mil dólares ou 3 milhões de reais. Pode parecer muito, mas representa pouco mais da metade do prêmio que foi dado em 2008, considerando os valores em dólares, ajustados pela inflação, segundo cálculos do site Quartz.
O dinheiro vem dos fundos administrados pela Fundação Nobel, uma instituição privada fundada em 1901, conforme o desejo de Alfred Nobel, criador da dinamite, que dá nome ao prêmio. E, como qualquer fundo de investimento, eles também são afetados pelas turbulências nos mercados globais, o que justifica parte das flutuações no valor das premiações, diz o Quartz.
https://www.theatlas.com/javascripts/atlas.js
Crédito do gráfico: Quartz
Quando os fundos do Prêmio Nobel foram lançados, valiam 31 milhões de coroas suecas (ou 2 bilhões de coroas suecas em valores atualizados). Em 1999, atingiram seu pico de valor: cerca de 4,8 bilhões de coroas suecas, de acordo com números da Fundação Nobel.
De lá para cá, o valor dos fundos sofreu intensa oscilação, até chegar em 2,99 bilhões de coroas suecas em 2011. Desde então, entrou em uma tendência de recuperação e subiu nos últimos quatro anos —em 2015, atingiu 4,07 bilhões de coroas suecas.
https://www.theatlas.com/javascripts/atlas.js
Crédito do gráfico: Quartz
Mesmo valendo menos do que no passado, o valor do Prêmio Nobel ainda tem força para mudar a vida dos ganhadores, ou até de outras muitas pessoas. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, por exemplo, anunciou na última semana que vai doar os 8 milhões de coroas suecas que ganhou pelo Prêmio Nobel da Paz de 2016 a vítimas dos conflitos com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).