Aposentados: consultor prefere Tesouro Direto a fundos de previdência como poupança para aposentadoria (VIAGEM E TURISMO)
Da Redação
Publicado em 10 de abril de 2012 às 07h36.
Pergunta do internauta: Trabalho em empresa privada e não possuo previdência privada. Gostaria de começar a investir uma pequena parcela do meu salário por mês. Conheço apenas a Brasilprev, do Banco do Brasil. Quais empresas de previdência privada seriam indicadas e qual seria o percentual do salário bom a investir por mês? (Sílvia Sabóia Gualberto)
Resposta de Fernando Meibak*
Prezada Silvia,
É uma pena que a empresa privada em que você trabalha não tenha plano de previdência para os funcionários. É importante que você pense no longo prazo, fazendo investimentos.
De um modo geral eu não gosto dos produtos de previdência no Brasil pelos altos custos de taxa de administração, principalmente. É indicado em alguns poucos casos, para quem tem declaração completa de Imposto de Renda e para quem tem alta capacidade de investimento (e aí consegue taxas mais baixas).
Minha dica: pesquise alguns fundos de previdência no site da CVM ou nos bancos de seu relacionamento. Caso encontre produtos com custos de até 1% ao ano, você pode investir. Acima disso, minha sugestão é para você investir recursos via Tesouro Direto. É mais eficiente.
*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Envie suas dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br