Minhas Finanças

Planos de saúde deverão ter cobertura ilimitada para psicoterapia

Antes, uma resolução previa a obrigatoriedade dos convênios de arcar apenas com 18 atendimentos anuais

Psicoterapia: a sentença determina que a cobertura dos planos corresponda ao total de sessões prescritas pelo profissional de saúde (vadimguzhva/Thinkstock)

Psicoterapia: a sentença determina que a cobertura dos planos corresponda ao total de sessões prescritas pelo profissional de saúde (vadimguzhva/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de julho de 2017 às 10h42.

Última atualização em 6 de julho de 2017 às 10h43.

A pedido do Ministério Público Federal em São Paulo, a Justiça determinou aos planos de saúde em todo o Brasil que ofereçam cobertura ilimitada para sessões de psicoterapia aos clientes.

A decisão anula parte da resolução 387 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de 2015, que previa a obrigatoriedade dos convênios de arcar com só 18 atendimentos anuais.

A 25ª Vara Cível Federal de São Paulo destacou que a norma editada pelo órgão contraria tanto a Constituição quanto as leis que regulamentam o setor. A sentença é de 10 de maio.

"Ao indicar número máximo de sessões por ano, a ANS extrapolou seu poder regulatório e manteve em vigência uma resolução que vai além do que a legislação permite", diz a Procuradoria.

Ao anular a restrição aos atendimentos em psicoterapia, a sentença determina que a cobertura dos planos corresponda ao total de sessões prescritas pelo profissional de saúde responsável.

Atualmente, existem 47,6 milhões de usuários de planos de saúde no País. A ANS informou que a agência recorreu e aguardará nova decisão.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:MedicinaPlanos de saúdeSaúde

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.815; prêmio é de R$ 32 milhões

Procon-SP notifica Sephora por atrasos na entrega de produtos da Black Friday

Paga ou recebe aluguel via Pix? Veja se você precisa incluir valor na declaração de IR

Reajuste do salário mínimo aumenta valor da contribuição do MEI; veja novo valor