Minhas Finanças

Neto criado como filho pode receber a herança do avô?

Especialista responde se o neto pode ser herdeiro dos bens do avô, mesmo que seus filhos ainda estejam vivos


	Avô e neto pescando em lago: Especialista responde se o neto pode ser herdeiro direto dos bens do avô
 (Monkey Business Images/Thinkstock)

Avô e neto pescando em lago: Especialista responde se o neto pode ser herdeiro direto dos bens do avô (Monkey Business Images/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2015 às 07h32.

Dúvida do internauta: Neto criado como filho pode receber a herança do avô?

Resposta de Samir Choaib*

De acordo com a lei, são considerados herdeiros necessários, respeitada a devida ordem de preferência, os descendentes, ascendentes e o cônjuge (entenda o conceito jurídico).

Ou seja, o neto somente receberá a herança do avô no caso em que seu pai ou mãe e outros filhos do seu avô, se houver, já tiverem morrido no momento em que for realizado o inventário do avô. Nessa hipótese, caso ele seja o único neto, será considerado o único herdeiro em conjunto com a esposa do avô, se houver, dependendo do regime de bens instituído no casamento deles.

Mas se os filhos desse avô tiverem deixado mais descendentes, esses netos também terão direito à herança, pois são representantes dos respectivos filhos do avô. Nesse caso, o neto, considerado filho de criação, somente receberá a parte correspondente ao que seu pai ou mãe falecido teria direito.

Caso os filhos do avô estejam vivos, mas ele queira incluir o neto como herdeiro direto no testamento, deve deixar esse desejo expresso no testamento. Mesmo que seja adicionado no testamento, o neto poderá herdar, no máximo, a metade do patrimônio do avô, pois a outra metade deve ser dividida entre os herdeiros necessários.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

Envie suas dúvidas sobre direito de família, herança e doações para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisFamíliaplanejamento-financeiro-pessoalrenda-pessoalHerançapatrimonio-pessoalDireito familiar

Mais de Minhas Finanças

Receita libera hoje consulta a lote residual de restituições do IR

Problemas em voos ou aluguéis? Saiba seus direitos nas férias de fim de ano

Depois de um ano intenso de compras, ainda cabe um presente de Natal?

Os EUA têm uma regra para guardar dinheiro — mas funciona no Brasil?