Exame Logo

Oferta pública de ações do UOL soma R$ 555,271 milhões

Maior parte dos recursos será usada para capitalizar a empresa. Papéis começam a ser negociados em bolsa nesta sexta-feira

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A oferta pública de ações do Universo Online (UOL) alcançou 555,271 milhões de reais. O valor envolve a distribuição de 30,848 milhões de ações preferenciais, divididas em uma emissão primária de 15,424 milhões de papéis, e duas emissões secundárias num total de 15,424 milhões de títulos. Segundo comunicado remetido à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), caso haja demanda, será lançado um lote suplementar de até 15% do total da oferta inicial. O preço por ação foi de 18 reais.

A partir desta sexta-feira (16/12), seus papéis começarão a ser negociados na Bovespa. As ações serão listadas no Nível 2 de governança corporativa. O UOL será a segunda empresa de internet a abrir seu capital, sendo precedida pelo portal de vendas online Submarino, listado no Novo Mercado da Bovespa em março deste ano.

Veja também

De acordo com o prospecto da oferta, a maior parte dos recursos captados com a emissão cerca de 80% será usada para reforçar o caixa do UOL. "A companhia acredita que uma posição sólida de caixa é adequada, haja vista a volatilidade já verificada no passado no setor de internet e que uma posição de caixa dessa natureza poderá permitir à companhia adquirir ativos de mercado, os quais ainda não foram identificados". Os restantes 20% irão para a atualização e aquisição de novas tecnologias.

Maior provedor de acesso à internet do país, o UOL luta nos últimos anos para sair do prejuízo. No ano passado, a empresa registrou lucro líquido de 27,3 milhões de reais, contra perdas de 313,9 milhões em 2002, e de 114,8 milhões em 2003. Entre janeiro e setembro deste ano, a empresa acumulou um lucro de 272,7 milhões de reais, cifra 12 886% maior que os 2,1 milhões de igual período do ano passado. O resultado só foi possível devido a dois fatores. O primeiro foi o incremento de 93% do lucro operacional, que saltou de 900 mil para 91,3 milhões de reais. O segundo foi o diferimento de 175,2 milhões em imposto de renda e contribuição social.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame