Minhas Finanças

Bancos brasileiros estão mais competitivos

Segundo estudo da agência de classificação de risco Standard & Poors, não é apenas a elevada taxa de juros que garante os lucros recordes das instituições financeiras no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Os lucros recordes dos bancos brasileiros, registrados no ano passado e no primeiro semestre de 2005, não se devem apenas às elevadas taxas de juros. Segundo a agência internacional de classificação de risco Standard & Poors (S&P), há uma mudança sutil no comportamento das instituições, que estão revendo seus modelos de negócios para obter maior competitividade num ambiente econômico mais estável. Essa revisão envolve o aumento da escala de suas operações e das carteiras que administram.

Desde 2003, segundo a S&P, os grandes bancos de varejo do Brasil estão mais preocupados em ampliar as carteiras, melhorar os canais de distribuição e buscar mercados com maior potencial de crescimento. Um primeiro passo nessa direção foi a recente onda de fusões e aquisições, nas quais os líderes do setor incorporaram pequenas instituições. Entre 2004 e 2005, os maiores bancos realizaram nove aquisições e 15 acordos de administração de carteiras de instituições menores e redes de varejo.

De acordo com a S&P, o interesse pelos bancos menores e pelos varejistas baseia-se na sua habilidade de se antecipar aos grandes bancos, aprendendo a atender pessoas físicas de menor poder aquisitivo por meio de uma ampla rede de correspondentes bancários e de lojas de varejo (se você é assinante, leia também reportagem de EXAME sobre o interesse dos grandes bancos pelos pequenos).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Pix terá novas regras para proteger vítimas de golpes; veja quais

IPVA 2026: vence hoje pagamento com desconto para placa final 7 em SP

Pix fora do ar? Usuários relatam dificuldades para fazer transferências

Pagamentos do Bolsa Família 2026 começam hoje; veja calendário