Invest

Mercado Pago estreia seguro contra crimes por Pix

O seguro do Mercado Pago promete indenizar clientes obrigados a transferir recursos sob ameaça de danos físicos

O seguro vale também para saques sob coação em caixas eletrônicos e situações como o roubo de bolsa contendo o cartão (Mercado Pago/Divulgação)

O seguro vale também para saques sob coação em caixas eletrônicos e situações como o roubo de bolsa contendo o cartão (Mercado Pago/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 14 de outubro de 2021 às 18h05.

O Mercado Pago, braço de finanças do Mercado Livre, anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um seguro contra perdas em transações feitas por Pix mediante coação.

O seguro, criado em parceria com a BNP Paribas Cardif, faz parte de um pacote que será ofertado aos cerca de 11 milhões de clientes de cartões do Mercado Pago e também inclui indenizações contra perda, roubo morte ou invalidez em decorrência de crime.

O Pix, sistema instantâneo e gratuito de transferências bancárias lançado em novembro pelo Banco Central, ganhou rápida aceitação no país. Desde então, quase 90 milhões de pessoas já fizeram transações pelo sistema, segundo o BC.

Em resposta a crescentes alertas de ações criminosas envolvendo o sistema, o BC a partir de semana passada limitou a mil reais o valor de operações feitas pelo Pix entre 20h e 6h.

O seguro do Mercado Pago promete indenizar clientes obrigados a transferir recursos sob ameaça de danos físicos. O seguro vale também para saques sob coação em caixas eletrônicos e situações como o roubo de bolsa contendo o cartão, desde que os crimes sejam notificados no prazo estipulado.

A fintech criou dois tipos de plano de conta protegida. Uma custa 3,50 reais por mês e inclui cobertura de até 5 mil reais. A outra de 5 reais mensais, indeniza até 10 mil reais em perdas.

Segundo o vice-presidente do Mercado Pago, Tulio Oliveira, a fintech foi consultada por alguns clientes sobre esse tipo de seguro, após o isolamento social provocado pelo pandemia ter acelerado a digitalização das transações financeiras no Brasil.

Pessoas com vários aplicativos no celular que podem envolver pagamentos online reportaram temor de que, ao serem alvos de crime, pudessem ser obrigadas a fazer várias transações de uma vez, contou Oliveira. Para evitar esse risco, algumas estariam espalhando aplicativos em diferentes smartphones.

"A gente tem bem mapeado o comportamento dos nossos clientes e entendemos que esse seguro pode ajudar", disse o executivo.

O produto mostra como o Mercado Pago, lançado anos atrás para ser uma carteira digital do Mercado Livre, vem ampliando a prateleira de ofertas financeiras. A fintech desde ano passado já vende seguros de garantia estendida para produtos como eletroeletrônicos e para perda ou roubo de celular.

Acompanhe tudo sobre:cartoes-de-debitoMercado LivrePIXSeguros

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio