São Paulo - Se a correria do dia a dia tem atrapalhado seus investimentos , temos uma boa notícia: agora é possível investir até pelo WhatsApp . Na tentativa de tornar as aplicações financeiras cada vez mais práticas para atrair mais clientes, instituições financeiras têm ampliado e aprimorado a oferta de serviços online .
A possibilidade de enviar ordens de investimento pelo WhatsApp foi aberta pelo home broker modalmais, plataforma de investimentos online do Banco Modal.
De acordo com o modalmais, para fazer o investimento via WhatsApp, o cliente deve apenas enviar uma mensagem pelo aplicativo a um número fornecido pela empresa. O próprio sistema do modalmais identifica se o usuário é cliente da plataforma e, após passar algumas informações para validação, o investidor tem acesso ao gerente da sua conta.
Além de emitir ordens de operação, o cliente pode tirar dúvidas sobre produtos, consultar cotações, comparar preços e pedir dados da sua conta. “Esse é um meio de comunicação ainda não explorado pelo mercado financeiro e identificamos essa oportunidade”, diz Rodrigo Puga, sócio responsável pelo home broker modalmais.
Segundo o modalmais, além da praticidade, a possibilidade de usar o WhatsApp para realizar aplicações pode ser um diferencial na hora de aproveitar uma oportunidade de mercado, já que a ordem de investimento pode ser enviada mais rapidamente.
A plataforma de investimentos do Banco Modal foi lançada em outubro de 2015 com foco no cliente pessoa física. O modalmais oferece tanto investimentos de renda variável, como de renda fixa, mas seu principal foco é a oferta de títulos do banco, como CDBs, LCIs e LCAs ( veja mais detalhes sobre esses investimentos ).
O home broker conta hoje com três mil cadastros e mil contas ativas, totalizando 75 milhões de reais de ativos em custódia e 45 milhões de reais somente em renda fixa.
Modernidade
Além do modalmais, outras instituições financeiras do mercado têm provado que o investidor que concentra suas aplicações financeiras em grandes bancos sai perdendo.
Além de oferecer opções de investimento com remunerações mais atraentes, corretoras independentes como a Guide, XP Investimentos e Easynvest, e plataformas de investimentos, como a Órama, têm facilitado a vida do investidor ao permitir que ele abra sua conta e compare as melhores opções de aplicações sem sair de casa.
Essas empresas se enquadram no conceito de shopping de investimentos pois reúnem diversas classes de investimentos, de diferentes instituições financeiras, em um só lugar.
Além de facilitar a diversificação da carteira, ao investir em tecnologia, essas empresas têm conseguido reduzir os custos operacionais para o cliente e têm tornado a experiência de investimento mais ágil e agradável.
Conheça mais detalhes sobre as vantagens das instituições independentes a seguir:
São Paulo - Com linguagem simples, plataformas online vêm facilitando o caminho para que o investidor iniciante consiga traduzir os termos complexos do mercado financeiro e tomar a melhor decisão sobre onde aplicar o seu
dinheiro . Enquadradas no conceito de shopping de
investimentos , essas ferramentas reúnem diversas classes de
aplicações financeiras (como títulos públicos, ações e fundos de investimento), pertencentes a diferentes instituições financeiras, em um só lugar, o que permite compará-las com mais facilidade, por meio de simuladores e outras ferramentas. Essa característica também torna a diversificação de aplicações mais acessível, o que diminui o risco da carteira de investimentos. Geralmente, o cadastro nas plataformas é gratuito, mas cada corretora cobra uma taxa de corretagem diferente. Algumas isentam o investidor de cobranças em aplicações de renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo. Conheça nas fotos a seguir as principais plataformas de investimentos oferecidas no mercado:
2. Easynvest 2 /9(Reprodução)
A
plataforma da Easynvest permite aplicar em títulos de renda fixa, fundos e ações, que são oferecidos por cerca de 20 instituições financeiras parceiras. A ferramenta permite comparar investimentos por risco, liquidez (facilidade de resgate do dinheiro), aporte mínimo necessário para aplicar e taxas cobradas. Também é possível comparar a rentabilidade de um determinado investimento com a da poupança ao inserir o valor e o prazo do investimento em questão. O site também oferece aos usuários palestras online gratuitas, que envolvem desde temas como os tipos de riscos relacionados a cada aplicação até dicas práticas sobre como resgatar investimentos, por exemplo.
3. Guide 3 /9(Reprodução)
Uma das ferramentas oferecidas pela
plataforma de investimentos da corretora Guide é o DNA do Investidor, um teste para saber qual o perfil de cada usuário na hora de aplicar o dinheiro. Para isso, avalia dados pessoais, tolerância financeira e objetivos de vida. A plataforma permite aplicar em fundos de investimento, ações, planos de previdência e investimentos de renda fixa.
4. Modalmais 4 /9(Reprodução)
No
home broker do banco Modal, o modalmais, é possível investir em ações, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e no Tesouro Direto. A plataforma oferece, entre outros serviços, um atendimento por Whatsapp durante o horário comercial, ao longo da semana. Entre os serviços oferecidos, estão boletins diários em vídeo e texto produzidos pelo economista Alvaro Bandeira e análise de investimentos realizada pela consultoria Lopes Filho.
5. Órama 5 /9(Reprodução)
A
plataforma de investimentos da Órama permite investir em títulos públicos e privados de renda fixa e também em fundos de investimentos em parceria com 18 instituições financeiras. O site da corretora disponibiliza ferramentas como o “Portfólio Ideal”, que indica quais são os investimentos mais apropriados conforme a idade, perfil do investidor e valor disponível para investir. Já a funcionalidade “Meu primeiro fundo” mostra qual tipo de fundo é o mais adequado com base em alguns dados fornecidos, como perfil do investidor e prazo do investimento.
6. XP Investimentos 6 /9(Reprodução)
A
XP distribui títulos de renda fixa, fundos e também permite aplicar em ações e fundos de previdência privada. No site da corretora, é possível simular qual será o capital acumulado ao longo de um determinado período de investimento conforme o tipo de aplicação, valor e taxa de retorno. A ferramenta também permite estimar o capital acumulado durante a aposentadoria. A plataforma educacional da corretora oferece cursos sobre como investir. O cliente também pode contratar uma assessoria de investimentos, que irá auxiliar na escolha da aplicação mais adequada.
7. Genial 7 /9(Reprodução)
A
Genial, plataforma de investimentos da corretora Geração Futuro, oferece a investidores, entre outras ferramentas, um Gerador, que indica investimentos personalizados, de acordo com objetivos e metas de cada usuário. Para obter as informações, basta informar a meta financeira e quanto dinheiro tem para investir. Após a montagem da carteira, o consultor eletrônico monitora resultados e sugere eventuais ajustes.
8. Rico 8 /9(Reprodução)
A
plataforma de investimentos da corretora Rico sugere carteiras de investimento conforme o perfil do cliente. A corretora tem ainda uma plataforma de conteúdo educativo que inclui cursos e palestras presenciais e online, voltado para investidores iniciantes ou mais experientes.
9. Conheça agora 20 planilhas para organizar as finanças 9 /9(Thinkstock/eskaylim)