Exame Logo

IR 2017: Comprei um carro e vendi. Tenho que declarar?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie você também suas perguntas

IR: Se você deixou de declarar um bem herdado, terá de retificar suas declarações anteriores (EXAME.com)

Anderson Figo

Publicado em 9 de março de 2017 às 05h00.

Última atualização em 9 de março de 2017 às 10h40.

Pergunta do leitor: Nunca declareiImposto de Renda, por estar na faixa de isenção anual, mas consegui poupar algum dinheiro ao longo dos últimos quatro anos.

Meus rendimentos tributáveis obtidos no ano passado não ultrapassaram o limite de isenção, mas consegui comprar umcarrocom o dinheiro acumulado nos anos anteriores, em torno de R$ 61 mil.

Veja também

Ainda no ano passado, vendi o mesmo carro e gastei o valor com outras coisas. Sou obrigado a declarar neste ano por causa disso?

Resposta de Valdir Amorim*:

Somente estará obrigado a declarar se a soma dos rendimentos tributáveis recebido em 2016 e sujeitos ao ajuste na Declaração for superior a R$ 28.559,70.

Caso tenha vendido o carro por um valor superior ao que você pagou, terá ganho de capital tributado no mês e estará sujeito a apresentar a Declaração.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br .

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020Impostosreceita-federal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame