Minhas Finanças

IOB tira dúvidas sobre como declarar imóveis no IR

Especialistas do IOB Folhamatic respondem a perguntas de internauta sobre declaração de imóveis no imposto de renda 2013

Leão do IR (Chip Somodevilla/Getty Images)

Leão do IR (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2013 às 08h00.

1. Declaro imposto de renda há três anos, mas nunca declarei a casa onde moro. Quando a comprei, era apenas um terreno vazio, e me custou 12 mil reais. Hoje já está construído e vale 350 mil reais. Como declarar?

Resposta: Retifique as declarações dos três anos, informando, no ano em que foi comprado, o terreno e o valor pago. Nos anos seguintes, a construção do imóvel e os respectivos valores gastos na construção.

2. Comprei um terreno por 105 mil reais, e o vendedor disse que o valor do terreno está declarado no imposto de renda dele por 27 mil reais. Neste caso, devo pagar imposto de renda sobre o lucro? Qual valor devo informar na minha declaração de imposto de renda?

Resposta: O imposto de renda incide sobre o ganho de capital apurado pelo vendedor e não pelo comprador do imóvel. Na sua declaração deverá ser informado o valor efetivamente pago até 31 de dezembro de 2012.

3. Coloquei meu apartamento à venda em maio de 2012. No mesmo mês, eu comprei uma casa e me mudei. O apartamento foi vendido apenas em outubro, ou seja, depois de eu ter comprado a casa. Como fica meu imposto de renda nesta venda? Como devo declará-la?

Resposta: Considerando não se tratar da venda do único imóvel que você possuía em outubro de 2012, deve ser apurado o lucro (ganho de capital), sujeito à tributação, mediante o preenchimento da ficha “Ganhos de Capital”. Utilize o programa de GCAP-2012.


4. Meu pai comprou um imóvel em 1973 e faleceu em 1992. Fizemos o inventário apenas em 2012 e o imóvel passou para o nome de minha mãe, tendo também eu e minha irmã como herdeiras. Estamos vendendo agora o imóvel (que é o único da minha mãe) por 285 mil reais. Ela não comprará outro e talvez utilize este dinheiro para construir uma casa de lazer num terreno que está no meu nome (neste caso declararei como doação). A venda deste imóvel será tributada? Já há vários anos minha mãe não declara IR e entra como minha dependente. No entanto, eu nunca havia declarado o imóvel dela, pois ainda estava no nome do meu pai. Como solucionar isso na próxima declaração?

Resposta: Ao espólio aplicam-se as mesmas regras da pessoa física. Se não se enquadrar nas obrigatoriedades de apresentar a declaração, o espólio fica dispensado da declaração inicial e das intermediárias. Contudo, se houver bens a inventariar, a declaração final é obrigatória. Nesta declaração final, ele transfere à meeira e às herdeiras cada uma de suas proporções. Consequentemente, todas devem declarar sua parte da Ficha de "Bens e Direitos" e o valor em "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", como transferência patrimonial. Quanto à venda, cada uma apura o imposto sobre o ganho de capital, em sua proporção, observando as regras de isenção. A venda do único imóvel por valor igual ou inferior a 440 mil reais é isenta de tributação, desde que o proprietário não tenha efetuado outra venda de imóvel, tributada ou não, nos últimos cinco anos. Neste caso, dê baixa no imóvel na Ficha "Bens e Direitos", informando o nome e o CPF do comprador, as condições da venda, e preencha a linha 04 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".

5. Vou vender meu imóvel e o comprador pediu para colocar na escritura um valor inferior ao valor real, para que ele tenha menos despesas. Neste caso, isto pode gerar algum problema para mim, uma vez que o valor da venda do imóvel vai aparecer como sendo menor que o cheque que vai entrar na minha conta?

Resposta: Na escritura deve constar o valor pelo qual o imóvel foi vendido para justificar o acréscimo patrimonial do contribuinte.

Envie suas dúvidas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Procon-SP notifica Sephora por atrasos na entrega de produtos da Black Friday

Paga ou recebe aluguel via Pix? Veja se você precisa incluir valor na declaração de IR

Reajuste do salário mínimo aumenta valor da contribuição do MEI; veja novo valor

Novas regras do Pix: Receita tira dúvidas e alerta para novo golpe