Invest

INSS começa pagar segunda parcela do 13º salário; veja calendário

A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor antecipado e será paga juntamente com o benefício do mês de maio

INSS: Segurados do Rio Grande do Sul recebem os pagamentos no primeiro dia do calendário (Agência Brasil/Agência Brasil)

INSS: Segurados do Rio Grande do Sul recebem os pagamentos no primeiro dia do calendário (Agência Brasil/Agência Brasil)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 24 de maio de 2024 às 10h16.

Última atualização em 24 de maio de 2024 às 10h20.

Tudo sobreINSS
Saiba mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas a partir desta sexta-feira, 24. Os primeiros a receber são os beneficiários que recebem até um salário mínimo. O pagamento é escalonado e o prazo final é dia 7 de junho.

Quem recebe mais de um salário mínimo de benefício do INSS começa a receber a partir do dia 3 de junho. Vale destacar que para ambos os grupos o pagamento do crédito incide desconto, como imposto de renda.

A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor antecipado e será paga juntamente com o benefício do mês de maio.

Como consultar

É possível consultar o número do cartão do benefício no site e aplicativo Meu INSS, pelo serviço “extrato de pagamento”. Assim como pela central 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Para quem recebe um sálario mínimo de benefício do INSS

Veja datas de pagamento abaixo:

Final de benefícioSegunda parcela do 13º salário 
124 de maio
227 de maio
328 de maio
429 de maio
531 de maio
63 de junho
74 de junho
85 de junho
96 de junho
07 de junho

Quem recebe mais de um salário:

Final de benefícioPagamento da segunda parcela do 13º salário
1 e 63 de junho
2 e 74 de junho
3 e 85 de junho
4 e 96 de junho
5 e 07 de junho

Rio Grande do Sul

Devido aos desastres naturais ocorridos no estado do Rio Grande do Sul, os pagamentos aos segurados que recebem benefícios assistenciais e previdenciários que seriam creditados de 24 de maio a 7 de junho serão realizados no primeiro dia do calendário de pagamentos (24) enquanto durar a calamidade pública.

Segundo Geovani Batista Spiecker, Diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão Substituto, “O INSS tem acompanhado o trabalho dos bancos e estes estão empenhados no sentido de garantir atendimento aos beneficiários do instituto, com especial destaque para aqueles que porventura perderam seus documentos pessoais ou cartão bancário. A maioria dos beneficiários são correntistas e isso facilita a identificação na hora de efetuar o pagamento.”

Nos casos em que a agência bancária da localidade estiver fechada, recomenda-se que a pessoa verifique nos canais de atendimento do banco qual é unidade bancária alternativa ou mais próxima para atendimento. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil mobilizaram carretas para facilitar o atendimento.

Quem recebe o 13º salário

O 13º é devido a aposentados, pensionistas e pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão – nesses casos, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.

Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Porém, ele é pago junto com a última parcela do benefício e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários. Já quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não tem direito ao valor adicional.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSINSS13-salárioRio Grande do SulBenefícios

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio