Imposto de Renda: 5 dias para o fim do prazo; saiba o que é preciso fazer
Prazo para entrega da declaração anual do Imposto de Renda é 31 de maio, mas milhões de contribuintes ainda não enviaram a prestação de contas ao Fisco
Beatriz Correia
Publicado em 26 de maio de 2021 às 11h58.
Última atualização em 26 de maio de 2021 às 16h22.
30 de abril era a data limite inicial definida pela Receita Federal para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física . Por causa da pandemia, o Congresso fez uma proposta de adiar o prazo final para 31 de julho. Ano passado foi assim: por causa da pandemia, a entrega foi postergada. Mas neste ano, o presidente Jair Bolsonaro vetou a prorrogação.
Mesmo assim, a própria Receita Federal já havia decidido dar um prazo a mais aos contribuintes e liberar a entrega até 31 de maio. Ou seja, a partir desta quarta-feira, 26, faltam apenas 5 dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021.
O Imposto de Renda, como o próprio nome diz, é um tributo federal sobre a renda. É uma forma de o Governo acompanhar a evolução patrimonial e a fonte da renda dos cidadãos. Por isso, as autoridades solicitam aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.
Todo ano, parte dos brasileiros sofre com a Declaração do Imposto de Renda. Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, é possível fazê-la em casa. Mas é claro que as dúvidas são muitas.
No episódio #27 do podcast Exame Agora o especialista Valdir Amorim, coordenador editorial e consultor da IOB tira as principais dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda.
Além disso, na próxima quinta feira, 27 de maio, às 18h, a EXAME vai fará uma live com Amorim para tirar dúvidas do público ao vivo. Você pode participar gratuitamente: é só acessar o YouTube e o Instagram da Exame.