São Paulo - Que tal aprender a economizar dinheiro e ainda ganhar chocolate por isso? As pessoas que passarem pela Avenida Paulista, em São Paulo, na primeira quinzena de agosto, terão a chance de ter esta experiência.
Trata-se de uma campanha da corretora Rico para incentivar a educação financeira. Em frente ao Conjunto Nacional, estará um painel interativo com um game sobre finanças pessoais.
Funcionará assim: ao evitar gastos supérfluos do dia a dia, o jogador acumulará moedas (de chocolate), que no final do jogo serão entregues em um dispenser da própria máquina. Quanto mais você souber poupar, mais moedas ganhará.
Segundo a Rico, o objetivo da campanha é desmistificar, de uma forma descontraída, a percepção de que investir é para quem tem muito dinheiro. A intenção da Rico é estimular que as pessoas deixem a poupança e invistam no Tesouro Direto.
O Tesouro Direto é uma plataforma online para compra e venda de títulos públicos, que pode ser igualmente simples, porém mais seguro e mais rentável do que investir na poupança. No geral, o investidor empresta seu dinheiro ao governo, que o remunera por isso. E a aplicação mínima é baixa, de 30 reais.
As principais desconfianças dos investidores que não aplicam no Tesouro Direto, segundo a Rico, giram em torno da segurança da instituição financeira intermediadora das negociações, da quantia que pode ser aplicada e da rentabilidade.
As dúvidas sobre o investimento em títulos do governo estarão espalhadas em outdoors nas principais vias de São Paulo, convidando os investidores a visitarem o site criado pela Rico para orientar quem gostaria de saber mais sobre o Tesouro Direto. O site estará funcionando a partir de segunda-feira (1º), quando começa a campanha.
O investidor também encontra informações no próprio site do Tesouro, onde há uma lista de diferentes títulos públicos disponíveis, cada um com a sua forma de remuneração. É possível ainda se informar sobre as taxas cobradas por cada instituição.
-
1. Pechincha
zoom_out_map
1/17 (Thinkstock/Massonstock)
São Paulo - É isso mesmo que você leu. Com 30 reais, dá para investir no
Tesouro Direto —o que significa que pode ser mais barato do que um chinelo, uma pizza ou uma cueca. Você não precisa substituir estes itens por investimentos, mas vale saber que é possível, sim, ter uma boa aplicação mesmo com pouco dinheiro. O Tesouro Direto é bastante democrático, porque permite que você comece com aplicações baixas e garante as mesmas rentabilidades para todos, não importa quanto dinheiro o investidor aplique. A grosso modo, com esta aplicação você empresta dinheiro ao governo e é remunerado por isso. O risco é bem pequeno, já que a chance de o governo dar calote é muito baixa. O momento, segundo planejadores financeiros, é favorável para investir nessa
aplicação, que acompanha o nível elevado da taxa básica de
juros, a
Selic —de 14,25% ao ano. Para investir, basta ter um CPF e abrir uma conta em uma
corretora ou banco habilitado. Em vez de comprar um título inteiro, o investidor pode comprar apenas uma parte, desde que essa fatia não seja menor do que 1% de um título e que o valor seja superior a 30 reais. É claro que, quanto mais dinheiro for investido, maior será a rentabilidade. O ideal é que você realize aplicações com frequência. Há títulos disponíveis para diferentes perfis de investidores e diferentes prazos. Veja o
passo a passo para começar a aplicação. Navegue pelas imagens para encontrar 15 coisas do seu dia a dia que podem custar mais do que o
investimento inicial no Tesouro Direto.
-
2. Pizza
zoom_out_map
2/17 (Pizza Hut/Facebook/Reprodução)
Preço: 39,90 reais, a pizza grande em promoção da Pizza Hut, em São Paulo, buscando no balcão para viagem (valor de segunda a quinta-feira, na massa Pan, para os sabores de mussarela, portuguesa e calabresa).
-
3. Cinema
zoom_out_map
3/17 (Thinkstock/Michael Blann)
Preço: 35 reais, uma sessão à noite no Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo (valor da entrada inteira, de quinta-feira a domingo e em feriados).
-
4. Estacionamento
zoom_out_map
4/17 (Thinkstock/ViktorCap)
Preço: 40 reais, a partir de 6 horas no estacionamento comum do Shopping Morumbi, em São Paulo.
-
5. Chinelo
zoom_out_map
5/17 (Havaianas/Facebook/Reprodução)
Preço: 39,90 reais, um chinelo Havaianas amarelo do desenho Minions, no site da marca.
-
6. Hambúrguer + Sundae
zoom_out_map
6/17 (McDonald´s/Divulgação)
Preço: 35,50 reais, um hamburguer Mushroom Dijon no McDonald´s, mais uma McFritas média, uma bebida média e um sundae.
-
7. Pipoca gourmet
zoom_out_map
7/17 (Pop Art Pipocas/Site/Reprodução)
Preço: 55 reais, um balde de pipoca gourmet da Pop Art Pipocas.
-
8. Porta-retrato
zoom_out_map
8/17 (Imaginarium/Site/Reprodução)
Preço: 69,90 reais, um porta-retrato da Imaginarium, no site da marca.
-
9. Camiseta básica
zoom_out_map
9/17 (Hering/Site/Reprodução)
Preço: 39,99 reais, uma blusa básica de algodão da Hering em promoção, no site da marca.
-
10. Café espresso
zoom_out_map
10/17 (Nespresso/Divulgação)
Preço: 97,50 reais, a embalagem com 50 cápsulas da Nespresso, da Seleção Lungos, no site da marca.
-
11. Lâmina de barbear
zoom_out_map
11/17 (Gilette/Facebook/Reprodução)
Preço: 32 reais, lâmina para o aparelho de barbear Fusion Proglide Manual, da Gilette (preço mínimo sugerido pelo fornecedor).
-
12. Capa para celular
zoom_out_map
12/17 (Apple/Site/Reprodução)
Preço: 249 reais, capa de silicone para iPhone 6s, no site da Apple.
-
13. Roupa de cachorro
zoom_out_map
13/17 (Pickorruchos/Facebook/Reprodução)
Preço: 34,90 reais, roupa da marca Pickorruchos, do tamanho 00, no site Petlove.
-
14. Cueca
zoom_out_map
14/17 (Lupo/Site/Divulgação)
Preço: 33,90 reais, cueca boxer de microfibra, sem costura, no site Lupo Store.
-
15. Fralda
zoom_out_map
15/17 (Thinkstock/FamVeld)
Preço: 32,90 reais, pacote com 40 fraldas da Pampers para recém nascidos, do tamanho RN, no site do Walmart.
-
16. Chaleira
zoom_out_map
16/17 (Tramontina/Site/Reprodução)
Preço: 122,67 reais, chaleira da Tramontina, no site Budecor.
-
17. Veja também
zoom_out_map
17/17 (Thinkstock/mtreasure/Thinkstock)