Minhas Finanças

Entenda a situação da sua declaração de Imposto de Renda

Veja como consultar se sua restituição foi liberada e o que significa a mensagem que aparece no seu extrato

Imposto de Renda: A Receita ainda vai liberar quatro lotes de restituição (Thinkstock/billybruce2000)

Imposto de Renda: A Receita ainda vai liberar quatro lotes de restituição (Thinkstock/billybruce2000)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 20 de agosto de 2016 às 06h00.

São Paulo - Até 15 de dezembro, a Receita Federal ainda vai liberar quatro lotes de restituição do Imposto de Renda 2016 e de declarações de 2008 a 2015 que caíram na malha fina.

Se ainda aguarda a sua, pode acessar a página da Receita na internet para consultar a situação da sua declaração. Não entende o que significa a mensagem que aparece no seu extrato? EXAME.com explica a seguir:

Em processamento
A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Em fila de restituição
O documento foi processado, mas o valor ainda não foi disponibilizado no banco. Para receber a restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada
A declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado. Ele pode ser revisto em até cinco anos.

Com pendências
Durante o processamento da declaração, a Receita encontrou pendências de informações. O contribuinte deve regularizá-las.

Em análise
A declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou ainda não terminou a análise dos documentos entregues.

Retificada
A declaração anterior foi substituída integralmente pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada
A declaração foi cancelada por decisão da Receita ou solicitação do contribuinte.

Tratamento manual
A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.

Como consultar se sua declaração foi liberada

Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita na Internet e informar o CPF e o ano da declaração que você deseja consultar. Extratos de declarações dos anos de 2008 a 2015 que estavam na malha fina também podem ser consultados.

A página informará se a sua restituição será liberada no próximo lote ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a sua restituição deve ficar para os próximos lotes.

O contribuinte também pode checar se a sua declaração será liberada ao ligar para o Receitafone, pelo número 146, ou ao acessar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones (disponível para iOs e Android).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, por meio Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado em sua conta corrente, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Veja o calendário de lotes que ainda faltam

Lote Data
15 de setembro
17 de outubro
16 de novembro
15 de dezembro
Acompanhe tudo sobre:ImpostosReceita FederalImposto de Renda 2020Restituição do Imposto de Renda

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões