Emprestei dinheiro para meu filho e ele já me devolveu. Devo declarar?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Júlia Lewgoy
Publicado em 31 de março de 2019 às 07h00.
Última atualização em 31 de março de 2019 às 07h00.
Pergunta do leitor: Em 2018,emprestei dinheiro para o meu filho e ele já me devolveu. Mesmo assim, preciso declarar o empréstimo noImposto de Renda?
Resposta de Eduardo Costa da Silva*:
Presumindo-se que a operação entre pai e filho tenha ocorrido sem a incidência de juros, o fato de o empréstimo ter sido efetuado e liquidado ao longo do ano de 2018 torna desnecessário o registro dessa movimentação patrimonial na declaração anual de ajuste. Caso contrário, a receita de juros deve ser informada.
Se o empréstimo fosse pago em anos subsequentes, o pai deveria registrar o valor emprestado na ficha de "Bens e direitos", e o filho, na ficha de "Dívidas e ônus reais".
Convém lembrar que, para o tomador de empréstimo, a declaração de empréstimos de valor inferior a 5 mil reais é facultativa na ficha de "Dívidas e ônus reais".
*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária doCosta da Silva e Fernandes Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.