Minhas Finanças

Devo sacar recursos de um fundo que não rendeu nada?

O investidor aplicou em um fundo de ações de empresas de pequeno porte, mas está descontente com os resultados obtidos até agora

Bovespa: fundos de ações small caps exigem alguma paciência do investidor (Germano Lüders/EXAME.com)

Bovespa: fundos de ações small caps exigem alguma paciência do investidor (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 18h54.

Pergunta do internauta: Fiz uma aplicação em agosto de 2009 em fundos de investimento em ações small caps oferecidos pela corretora XP. Mas até agora a aplicação não rendeu nada. Quando houver alguma rentabilidade, planejo realizar um novo aporte. Não tenho problemas em esperar 10 anos para que ocorra uma rentabilidade no valor que investi. Mas você acha que devo sacar os recursos desse fundo e escolher outro produto? (Eder Leodoro)

Resposta de Ricardo Almeida*

Você não deve tirar o investimento porque o prazo que você pode esperar é de 10 anos. Um fundo de small caps traz uma rentabilidade superior aos fundos de ações tradicionais no longo prazo caso o gestor tenha sido bem-sucedido na diversificação da carteira formada. Havendo boa diversificação, o retorno será mais alto no prazo de 10 anos.

Os próprios avaliadores de empresas costumam ajustar os preços das ações small caps para que este maior retorno seja gerado no longo prazo.
O que você pode fazer é verificar qual é a carteira do fundo que tem, perguntando isso ao administrador, e colher informações que atestem que a carteira foi bem escolhida.

Não acredito que você precise esperar ter um rendimento para fazer outro aporte. O outro aporte pode ser feito, mesmo sem a rentabilidade ter surgido e de preferência num fundo de small caps de outro administrador. Desta maneira, você estará se protegendo de uma eventual diversificação mal feita pelo seu atual gestor de recursos.

E sempre tenha a precaução de verificar a política de investimentos do fundo que você vai escolher e a sua atual carteira de investimentos.

*Ricardo Almeida é professor de finanças do Insper, da FIA e da Fipe, doutor em administração e pesquisador do mercado de ações como alternativa de investimento para pessoas físicas.

Envie sua pergunta sobre IR para seudinheiro_exame@abril.com.br 

Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasbolsas-de-valoresFundos de investimentofundos-de-acoesrenda-variavel

Mais de Minhas Finanças

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR