Minhas Finanças

Cresce número de cheques sem fundos

Pesquisa da Serasa mostra que, no primeiro semestre, a cada mil cheques compensados, 21,8 foram devolvidos por falta de fundos - 19,8% a mais que nos primeiros seis meses de 2005

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

O número de cheques sem fundos emitidos no primeiro semestre de 2006 cresceu 19,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, como mostra pesquisa da Serasa. De acordo com o levantamento, a cada mil cheques compensados, 21,8 eram devolvidos porque o correntista não dispunha de recursos suficientes em conta corrente para quitá-los. Nos seis primeiros meses de 2005, as devoluções eram de 18,2 cheques a cada mil compensações.

Entre janeiro e junho deste ano, foram compensados 874,3 milhões de cheques, 10,8% a menos que no mesmo período de 2005. Destes, 19,1 milhões foram devolvidos por falta de fundos. Para a Serasa, o aumento do indicador deve-se ao crescimento do crédito para pessoa física - muitas vezes mau concedido. Segundo a instituição, o varejo vem ampliando os prazos de pagamento, permitindo que os consumidores acumulem dívidas e acabem comprometendo sua renda de forma excessiva.

Junho

No mês passado, no entanto, foi registrado queda de 11,8% no volume de cheques sem fundos em relação a maio. Dos 139,8 milhões de cheques compensados, 2,9 milhões foram devolvidos por falta de lastro. Ou seja, a cada mil cheques compensados, 20,9 voltaram. Em maio, esse valor era de 23,7 para cada mil cheques. Segundo os técnicos da Serasa, o menor número de dias úteis em junho foi o responsável pela queda do volume de cheques devolvidos na comparação com maio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.811; prêmio é de R$ 3,7 milhões

Após Mega da Vida, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões neste sábado

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

IPVA: valor pode ter desconto; veja se você tem direito