Minhas Finanças

Corretora eleva indicação das ações da Petrobras para compra

Melhoras na economia devem elevar cotação do petróleo, beneficiando diretamente a estatal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As boas perspectivas para a economia mundial em 2010 e suas implicações, dentre elas, a melhora na cotação do barril de petróleo, estimularam os analistas da corretora Link Investimentos a elevar sua indicação de ações da Petrobras para compra. Às 13h41, as ações preferenciais da companhia (PETR4) eram negociadas em alta de 1,12%, a 38,93 reais.

O primeiro argumento dos analistas para justificar a revisão é o fato de que os resultados da recuperação da economia nos últimos meses foram aparentes na correção do preço do petróleo. Diante de tal expectativa, a projeção para o preço do barril foi elevada de 56,90 para 62,00 dólares em 2009 e de 75,00 para 80,10 dólares em 2010.

Em função deste cenário mais otimista para a cotação do petróleo, a corretora acredita que o segmento de exploração e produção voltará a apresentar uma participação mais expressiva nos resultados da Petrobras nos próximos anos, contribuindo com o aumento das margens da empresa. Para 2010, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), foi revisado, passando de 51,3 para 63,2 bilhões de reais. A margem Ebitda foi elevada de 27% para 32,3%.

Da recuperação econômica e dos preços do petróleo mais favoráveis deriva outra estimativa que deve beneficiar a Petrobras: a companhia deverá ter uma redução do custo de captação de novos financiamentos no futuro. Segundo os analistas da Link, isso permitirá à companhia colocar em prática seu agressivo plano de investimentos anunciado para os próximos quatro anos. A corretora considera uma redução no custo da dívida da Petrobras de 7,2% para 6,9%.

Pré-sal
Para os analistas, as propostas legislativas com novas regras para o setor de petróleo no Brasil, encaminhadas pelo presidente Lula ao Congresso Nacional em agosto, deverão ser aprovadas sem maiores alterações.

Dentre as principais propostas, estão a de introduzir regime de contratação por meio da Partilha de Produção para a exploração de petróleo em áreas do pré-sal. Outra proposta é a de autorizar a União a ceder onerosamente à Petrobras o volume máximo de cinco bilhões de barris de óleo equivalente, além da permissão para que a União subscreva ações da Petrobras.

A cessão onerosa das reservas será a sinalizadora do valor do futuro aumento de capital da estatal, que deve ocorrer no próximo ano. Os analistas da Link acreditam que o governo não irá penalizar a Petrobras através de uma cessão por valor muito elevado.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Veja quem deve pagar o licenciamento obrigatório no mês de agosto em SP

Mais na Exame