Minhas Finanças

Contribuinte já pode consultar extrato da declaração do IR

Segundo a Receita Federal, quem enviar nova declaração com os dados corretos fica automaticamente liberado da malha fina


	IR 2016: segundo a Receita Federal, quem enviar nova declaração com os dados corretos fica automaticamente liberado da malha fina
 (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

IR 2016: segundo a Receita Federal, quem enviar nova declaração com os dados corretos fica automaticamente liberado da malha fina (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2016 às 17h03.

Brasília - O contribuinte já pode consultar o extrato de processamento para saber se houve erro na declaração do Imposto de Renda e fazer a correção.

Para consulta, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Segundo a Receita Federal, quem enviar nova declaração com os dados corretos fica automaticamente liberado da malha fina.

Para entrar no e-CAC é preciso informar o número do CPF e inserir um código de acesso e uma senha, que o contribuinte pode gerar no próprio site.

No ambiente virtual, além de checar se há pendências, é possível autorizar o envio de informações para celular ou tablet, a fim de acompanhar o processamento da sua declaração.

Se a declaração entrar ou sair da malha fina, por exemplo, o contribuinte será avisado pelo dispositivo móvel. Para isso, além de se cadastrar no e-CAC, é preciso instalar e ativar o serviço no aplicativo do Imposto de Renda Pessoa Física.

A Receita informou que, em dezembro do ano passado, após o fim do processamento dos lotes de restituição, havia 617.695 declarações retidas na malha fina.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeãoreceita-federal

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2.780: prêmio é de R$ 32 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 32 milhões neste sábado; veja como jogar

Caixa inicia pagamento da parcela de setembro do programa Pé-de-Meia na próxima segunda-feira