Minhas Finanças

Como será o saque complementar de até R$ 998 do FGTS

Trabalhadores que tinham valores de até 998 reais no fundo no dia 24 de julho poderão sacar os recursos a partir de 20 de dezembro

Aplicativo FGTS: valor poderá ser sacado até 30 de março de 2020 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Aplicativo FGTS: valor poderá ser sacado até 30 de março de 2020 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 09h32.

Última atualização em 13 de dezembro de 2019 às 12h04.

São Paulo - Na próxima sexta-feira (20), data da segunda parcela do 13º salário, a Caixa irá iniciar o saque complementar do FGTS, sancionado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. O benefício estará disponível até o dia 30 de março de 2020.

Não importa se a conta é inativa ou ativa: a regra é a mesma do saque imediato de 500 reais. Mas o saldo que será tomado como base é o de 24 de julho, conta Paulo Henrique Ângelo, vice-presidente Agente Operador da Caixa, em live no Facebook.

Se nesta data o trabalhador tinha saldo de até 998 reais em conta do fundo e sacou os 500 reais na primeira rodada poderá fazer agora o saque complementar desse valor, de 498 reais. O valor é contabilizado por conta.

Aqueles que tinham até 500 reais na conta na mesma data não terão valores complementares a receber, assim como quem tinha saldo maior do que 998 reais na data.

Quem ainda não realizou o saque de 500 reais e se enquadra nas exigências do saque complementar poderá sacar, agora, 998 reais de cada conta do fundo.

Saque complementar do FGTS

Saque complementar do FGTS (Caixa/Reprodução)

Os nascidos em janeiro a dezembro que já receberam por crédito em conta, e os nascidos de janeiro a outubro que já receberam nos canais físicos poderão sacar o benefício complementar a partir do dia 20 de dezembro.

Os trabalhadores que nasceram em novembro ou dezembro e que vão receber o valor do seu saque imediato nos canais físicos da Caixa poderão sacar os valores já no novo limite, caso estejam enquadrados na nova Lei, de uma vez só, a partir de 18 de dezembro.

A Caixa estima que 10 milhões de pessoas possam fazer o saque complementar.

Para quem tem conta na Caixa e recebeu a primeira parcela via crédito em conta, vai receber esse benefício complementar na mesma conta, de forma automática. Quem não é cliente do banco pode sacar o dinheiro em terminais de autoatendimento, no caixa das agências e lotéricas.

Saque complementar do FGTS

Saque complementar do FGTS (Caixa/Reprodução)

Caso o saque não seja feito até a data limite, os valores retornam para a conta de FGTS do trabalhador. 

O saque complementar não altera o direito de sacar todo o saldo da conta do FGTS, caso seja demitido sem justa causa ou demais hipóteses previstas em lei. Também não significa adesão ao Saque Aniversário ou a perda do direito à multa rescisória, independente do canal de recebimento.

Como sacar

Para quem possui cartão cidadão e senha os saques poderão ser feitos nas casas lotéricas, nos terminais de autoatendimento ou correspondentes Caixa Aqui. Basta apresentar documento de identificação.

Já os saques de até 100 reais poderão ser realizados em unidades lotéricas mediante apresentação de documento de identificação original com foto, sem a necessidade de usar o cartão cidadão com senha.

Para agilizar o atendimento, o trabalhador pode apresentar a Carteira de Trabalho no momento do saque.

Saque complementar do FGTS

Saque complementar do FGTS (Caixa/Reprodução)

As dúvidas sobre valores e direito ao saque podem ser consultadas no aplicativo FGTS (disponível para iOS e Android), pelo site ou pelo telefone de atendimento exclusivo 0800 724 2019, disponível 24 horas.

2.381 agências da Caixa abrirão em horário estendido na quarta (18), quinta (19) e sexta-feira (20). A lista das agências com horário especial de atendimento está no site.

Saque complementar do FGTS

Saque complementar do FGTS (Caixa/Reprodução)

O banco abriu aos sábados na primeira rodada do saque imediato, mas não viu demanda para tanto, e só irá voltar a abrir agências aos finais de semana caso seja necessário.

Saque-Aniversário

O Saque-Aniversário é uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho e permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário.

Para ter direito ao Saque-Aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção por essa modalidade nos canais disponibilizados pela Caixa. O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, todos os anos.

A Caixa divulgou no início de outubro as formas de adesão ao Saque Aniversário do FGTS pelos app FGTS e site. Por meio desses canais, o trabalhador pode obter todas as informações, simular o valor do seu primeiro saque-aniversário e realizar a opção por esta modalidade de saque.

 

Acompanhe tudo sobre:CaixaDinheiroFGTSorcamento-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024

PIS 2025: quem trabalhou em 2024 tem direito ao abono salarial no próximo ano?