Invest

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Em entrevista à EXAME Invest, Eike Bürgel, head global de Programa Olímpico da Allianz, conta como a empresa tem atuado no evento em Paris

Olimpíadas: Eike Bürgel, head global de Programa Olímpico e Paralímpico do Grupo Allianz (Grupo Allianz/Divulgação)

Olimpíadas: Eike Bürgel, head global de Programa Olímpico e Paralímpico do Grupo Allianz (Grupo Allianz/Divulgação)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 4 de agosto de 2024 às 08h04.

Quem não torceu para o rival do Brasil tropeçar e cair nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 que atire a primeira pedra. Brincadeiras à parte, ninguém gosta quando um atleta se machuca. O que, inclusive, é bem comum nos esportes de alto rendimento. Caso alguém precise de assistência médica durante os jogos, quem ‘cuida’ dos atletas? A Allianz, parceira mundial de seguros para as Olimpíadas e Paralimpíadas, é a responsável.

Em entrevista à EXAME Invest, Eike Bürgel, head global de Programa Olímpico e Paralímpico do Grupo Allianz, conta que a parceria envolve um programa de assistência médica para 155 mil atletas, funcionários e voluntários, que engloba desde acidentes até repatriação. Ou seja, se um atleta se lesionar gravemente e precisar voltar para seu país, o seguro viagem entra no jogo.

“Quando tivemos a oportunidade de nos tornar um dos apenas 15 parceiros globais, foi uma grande chance de envolver nosso pessoal, impulsionar os negócios e expandir nossa marca. Unidos pelo esporte, trabalhamos com atletas, fãs e os movimentos mais amplos para apoiar suas esperanças, desafios e necessidades”, afirma a executiva.

A parceria não é de agora, desde 2006 o Grupo Allianz colabora com o Movimento Paralímpico. Como seguradora oficial, o contrato existe desde 1º de janeiro de 2021 e vai até 31 de dezembro de 2028. Neste ano, os Jogos Olímpicos começaram no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto, seguido pelos Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.

De desastre climático a cancelamento de ingressos

Para além da assistência médica, eventos de tamanho porte só conseguem acontecer com um amplo suporte do setor de seguros. Em parceria com o Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (COJO) de Paris 2024, a cobertura da Allianz inclui outras soluções e serviços.

Um evento como as Olimpíadas está sujeito a interrupção por clima extremo ou um ataque cibernético - além de coisas mais simples, como problemas com ingressos dos fãs. Por conta disso, quase todas as partes interessadas envolvidas são cobertas por seguro, desde o órgão organizador do esporte, os comitês organizadores nacionais, até equipes nacionais ou atletas individuais, bem como patrocinadores, emissoras, empresas de hospitalidade, varejistas e fornecedores.

Eike também acrescenta que há coberturas comerciais para responsabilidade civil, bem como seguro contra danos à propriedade para vários locais usados durante os jogos. “A Allianz França, por exemplo, é uma das principais seguradoras das infraestruturas centrais, como o Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, o estádio náutico em Vaires-sur-Marne e a vila da mídia.”

Assim como no esporte, em que é preciso treino, para a cobertura acontecer, há toda uma preparação e um gerenciamento de riscos. Como explica a head global, a preparação das soluções de seguro para um evento de tamanho porte começou três anos antes. Durante a fase de construção, Eike conta que as experiências passadas são bem-vindas.

“Existem muitos aprendizados de eventos esportivos passados que podem ser considerados. Por exemplo, o COI e o COJO aproveitaram os aprendizados sobre como lidar com o calor dos Jogos de Tóquio para moldar e se preparar para o calor do verão durante os Jogos de Paris 2024.”

Para se ter ideia do tamanho dos jogos olímpicos, o Campeonato Europeu da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), conhecida como Euro UEFA, dura cerca de um mês, com 24 equipes e 26 atletas cada, totalizando 624 atletas. Em comparação, os jogos de Paris 2024 têm duração de 16 dias (mais 10 dias dos Jogos Paralímpicos), com 32 esportes olímpicos e aproximadamente 11 mil atletas competindo.

Os Jogos de Paris 2024 também são considerados  maior evento esportivo já organizado na França, com expectativa de atrair 15 milhões de visitantes entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. De acordo com os comitês, 8,7 milhões de ingressos foram vendidos para as Olimpíadas e 1 milhão para as Paralimpíadas.

Geração de valor para Allianz

A parceria com os Jogos Olímpicos também é estratégica, explica Eike. Segundo a executiva, ela é construída em torno de três pilares: pessoas, negócios e marca. “Através deles, podemos gerar um impacto significativo e valor para a Allianz, nossos mercados, consumidores e funcionários.”

Do lado das pessoas, entra o esporte, que “une e traz à tona o que há de melhor nas pessoas”. De uma perspectiva de negócios e marca, a parceria oferece à Allianz uma oportunidade de aumentar a presença em novos mercados, além de expandir a posição nos mercados europeus, no caso dos Jogos de Paris, com o objetivo de se tornar a seguradora de escolha no ecossistema esportivo, é o que explica a head.

Aproveitando a parceria, a Allianz está criando ativações comunitárias olímpicas em mais de 40 mercados globalmente, incluindo eventos que reúnem clientes atuais e potenciais e parceiros de negócios de todo o mundo. "Estamos nos engajando com fãs, atletas, equipes nacionais e funcionários ao redor do mundo para impulsionar nossos negócios em mercados principais e fortalecer ainda mais nosso apelo como a marca de seguros nº 1.”

Também visando ampliar sua atuação nas questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), Eike explica que aproximar a marca da Allianz com os Jogos Olímpicos contribui com esse propósito. “Estes serão os primeiros Jogos a alcançar a paridade de gênero completa”, diz.

Dos 10,5 mil atletas participantes das Olimpíadas de Paris 2024, serão 5,25 mil homens e 5,25 mil mulheres, maior participação feminina em 100 anos. Além disso, a executiva destaca que nestes jogos, houve a redução de 50% nas emissões de carbono em comparação com Tóquio 2021, além da integração de inovações digitais, sendo a primeira vez que os eventos oferecem apenas ingressos digitais, por exemplo.

Para completar a parceria, Eike explica que o Grupo Allianz também patrocina um time de atletas, oferecendo mentorias e acompanhamento de carreira. “Trabalhamos com mais de 160 atletas e paratletas de 32 países em 53 esportes que fazem parte da Equipe Allianz. As qualificações para os Jogos Paralímpicos ainda estão em andamento, mas é provável que 90 atletas compitam no total. Para as Olimpíadas, 49 atletas da Equipe Allianz se qualificaram e 5 medalhas foram conquistadas.”

Acompanhe tudo sobre:SegurosAllianzJogos ParalímpicosOlimpíadas 2024

Mais de Invest

Como a ausência de um testamento pode complicar a herança?

Vantagens e riscos do swing trade

Rali às avessas? Ibovespa perde os 125 mil pontos, mas ‘não dá para shortear bolsa’, dizem analistas

Com a disparada do dólar, BC já queimou US$ 20 bi da reserva internacional