Minhas Finanças

Calculadora permite comparar poupança a outras aplicações

Compare a rentabilidade da poupança à de outras aplicações de renda fixa semelhantes: CDB, Tesouro Direto e fundos DI


	Usuário pode comparar rentabilidades de produtos de renda fixa que lhe são oferecidos
 (Stock.xchng)

Usuário pode comparar rentabilidades de produtos de renda fixa que lhe são oferecidos (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2013 às 08h00.

São Paulo - Quem poupa dinheiro pode receber de seu banco a proposta de investi-lo numa caderneta de poupança ou outra aplicação equivalente, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou um fundo DI da própria instituição financeira. O Tesouro Direto também vem se tornando popular, e um dos títulos oferecidos na plataforma online do Tesouro Nacional, as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), também funcionam como uma alternativa mais rentável à poupança.

Mas como decidir entre essas aplicações? EXAME.com lançou, na última sexta-feira, uma calculadora elaborada pelo professor Samy Dana, da FGV, que permite ao usuário comparar a rentabilidade de todos esses investimentos e decidir qual o seu preferido. odos eles são, de alguma forma, atrelados à taxa básica de juros da economia (a Selic), mas os custos e a parcela de juros paga variam.

O usuário só precisa preencher os campos da calculadora com o montante que deseja investir e o prazo de investimento. Se quiser comparar um CDB, deverá fornecer o percentual do CDI (taxa de juros semelhante à Selic) que o CDB oferecido a ele paga. Já se quiser comparar um fundo DI, basta informar o percentual do CDI que o fundo costuma obter e a taxa de administração. Automaticamente, a calculadora fornecerá a rentabilidade bruta e o rendimento líquido de imposto de renda e taxas para todas as aplicações.

Por exemplo: suponha um investimento de 10.000 reais, para o qual o usuário deseja decidir se investe na poupança, em um CDB que paga 89% do CDI ou um fundo DI que acompanha de perto o CDI com taxa de administração de 2% ao ano. O dinheiro permanecerá investido por um ano (12 meses). Ao preencher os campos da calculadora com esses dados, o usuário vai perceber que, mesmo com o imposto de renda, o CDB será a aplicação mais vantajosa, pois renderá 5,14% em um ano, contra 4,19% do fundo DI e 5,03% da nova poupança.

Investir em LFT pelo Tesouro Direto seria ainda mais rentável. No mesmo prazo, o investimento renderia 5,54%, transformando os 10.000 reais iniciais em 10.554,44 reais. A calculadora de EXAME.com considera o investimento por uma corretora que não cobra taxa de administração, como já existem algumas no mercado. Assim, o único custo é a taxa de custódia obrigatória e fixa de 0,3% ao ano.

A taxa Selic e a Taxa Referencial (TR), que balizam o rendimento das aplicações financeiras conservadoras, serão atualizadas por EXAME.com sempre que houver mudanças. Assim, a calculadora hoje considera a Selic atual de 7,25% ao ano e TR igual a zero. A calculadora de comparação de rentabilidades das aplicações seguras está disponível no Guia EXAME de Renda Fixa e diretamente no link: https://exame.com/seu-dinheiro/ferramentas/comparativo-de-rentabilidades/ 

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasCalculadoras e simuladoresCDBEstatísticasFundos de investimentoFundos DIIndicadores econômicosPoupançarenda-fixaSelicTesouro Direto

Mais de Minhas Finanças

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 61 milhões na poupança

Programa Apoio Financeiro: Caixa paga parcela de R$ 1.412 a trabalhadores do RS

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR 2024 nesta semana

Mais na Exame