Mercado imobiliário

Brasileiro acha imóvel o melhor investimento em 2011

Segundo pesquisa, mercado imobiliário só perde para o de renda fixa em intenção de investimento para o ano

Pesquisa mostra que 39% dos entrevistados pretende investir em imóveis neste ano. (Germano Lüders/EXAME)

Pesquisa mostra que 39% dos entrevistados pretende investir em imóveis neste ano. (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2011 às 11h49.

São Paulo - Os brasileiros acreditam que os imóveis serão os ativos com melhor desempenho em 2011, mostra levantamento da gestora de recursos Franklin Templeton. Perguntados sobre os mercados que teriam melhor performance neste ano, 34% dos entrevistados respondeu que seria o de imóveis, e 26% acreditam que o mercado imobiliário continuará liderando em performance nos próximos dez anos.

Além disso, 39% das pessoas consultadas declararam que pretendem investir em imóveis em 2011. À frente desse percentual só ficou a renda fixa, presente nas intenções de investimentos de 53% dos entrevistados. Trinta por cento responderam ter a intenção de investir em ações em 2011.

Depois do mercado imobiliário, os mercados que devem ter as melhores performances em 2011 são o de ações, apontado como o de provável melhor desempenho por 23% dos entrevistados, e o de commodities não metálicas, indicado por 14% das pessoas.

A pesquisa da Franklin Templeton mostra, ainda, que o investidor brasileiro está bastante otimista em relação ao mercado nacional e também às oportunidades no exterior. Boa parte dos entrevistados acredita que a performance da Bolsa brasileira foi melhor do que de fato foi, e metade crê num desempenho ainda melhor em 2011.

A média de retorno esperada pelos brasileiros é de 16,7%, bem acima da média global, de 11,5%. Para os próximos dez anos, cerca de 70% dos brasileiros pretendem investir fora do país.

A pesquisa de sentimento global em relação a investimentos consultou, no mês de janeiro, 13.076 pessoas, com idades de 18 a 64 anos em 12 países (Brasil, Chile, México, Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá). No Brasil, foram ouvidos 1.004 adultos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilImóveis

Mais de Mercado imobiliário

Quando cai a primeira parcela do décimo terceiro salário em 2024?

Como fazer usucapião via cartório?

Dia 20 é feriado nacional; muda algo no depósito do décimo terceiro ou na hora de sacar?

Contribuintes podem atualizar valor de imóveis com imposto reduzido até dezembro