Minhas Finanças

Brasil e Suíça formalizam acordo de combate à lavagem de dinheiro

Um acordo assinado hoje (12/5) pelos ministros da Justiça brasileiro, Márcio Thomaz Bastos, e suíço, Christoph Blocher, em Berna, capital da Suíça, vai tornar possível a recuperação de dinheiro de crimes praticados no Brasil e depositados em contas secretas suíças. É a primeira vez que um país da América do Sul fecha um tratado de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Um acordo assinado hoje (12/5) pelos ministros da Justiça brasileiro, Márcio Thomaz Bastos, e suíço, Christoph Blocher, em Berna, capital da Suíça, vai tornar possível a recuperação de dinheiro de crimes praticados no Brasil e depositados em contas secretas suíças. É a primeira vez que um país da América do Sul fecha um tratado de cooperação jurídica com a Suíça.

"Quando você combate a lavagem de dinheiro, está combatendo o crime organizado pelo seu objetivo. Então é fundamental que se estabeleça no Brasil uma cultura de combate à lavagem de dinheiro, que passa necessariamente pela cooperação internacional, sem a qual não se pode ir muito longe", afirma Bastos.

O Brasil mantém acordos de cooperação jurídica em direito penal com os países do Mercosul e Peru, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, França, Itália e Coréia do Sul.

Com informações da Agência Brasil. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

CPF na nota? Nota Fiscal Paulista abre consulta para sorteio de R$ 1 milhão em agosto

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Mais na Exame