EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) atingiu, nesta quinta-feira (3/5), por volta do meio-dia, a marca dos 50.000 pontos pela primeira vez na história. Às 13h10, a bolsa registrava alta de 1,47%, aos 50.200 pontos.
Desde o início do dia, a Bovespa opera em alta, motivada pelos indicadores da economia americana divulgados nesta manhã. Os dados de produtividade e custo de mão-de-obra nos Estados Unidos, referentes ao primeiro trimestre do ano, surpreenderam positivamente o mercado, impulsionando os negócios também nas bolsas americanas.
A produtividade aumentou, sem que tenha havido pressão de custos de mão-de-obra. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o ganho de produtividade foi de 1,7% no primeiro trimestre (taxa anualizada), e o custo da mão-de-obra cresceu apenas 0,6% no período. O número de pedidos de auxílio-desemprego caiu, enquanto o índice de atividade do setor de serviços, subiu de 52,4 em março para 56,0 em abril, superando a previsão de 53,5.
A semana ainda é marcada pela divulgação de resultados das empresas. Hoje, a Braskem anunciou queda de 14% em seu lucro líquido, para 107 milhões de reais no primeiro trimestre. Já a siderúrgica Gerdau contabilizou lucro de 869,4 milhões de reais nos primeiros três meses de 2007, crescimento de 4,4% ante mesmo período do ano passado. Após o fechamento do pregão, a Companhia Vale do Rio Doce deve anunciar seu balanço do primeiro trimestre.