Minhas Finanças

Bancos funcionam normalmente a partir de hoje

No entanto, eles voltam a fechar no último dia útil do ano, 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro


	Idosos usam caixa eletrônico: as contas de consumo e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagas no próximo dia útil, sem a incidência de multa
 (Marcos Santos /USP Imagens)

Idosos usam caixa eletrônico: as contas de consumo e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagas no próximo dia útil, sem a incidência de multa (Marcos Santos /USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 07h07.

Brasília - Os bancos voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (26), mas fecham no último dia útil do ano, 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Durante o feriado de Natal, não houve expediente.

A Febraban lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Acompanhe tudo sobre:BancosFeriadosFinançasNatal

Mais de Minhas Finanças

Dinheiro esquecido: R$ 8,7 bilhões estão disponíveis em bancos; saiba como consultar

Conheça o carro com o IPVA mais caro de São Paulo; valor ultrapassa R$ 600 mil

Novas regras para Pix não criam tributos; veja como a Receita vai ampliar o monitoramento

IPVA 2025 RJ: como emitir a guia para pagamento, liberada a partir de hoje; veja passo a passo