Banco do Brasil voltará a operar consignado do INSS 'imediatamente'
Os bancos argumentaram que, devido a regras do Banco Central, não poderia oferecer crédito com margem negativa
Agência de notícias
Publicado em 28 de março de 2023 às 20h33.
Última atualização em 28 de março de 2023 às 20h37.
O Banco do Brasil informou que vai voltar a operar, "imediatamente", o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, após o Conselho Nacional de Previdência Social ( CNPS ) elevar de 1,70% para 1,97% o teto para a taxa de juros mensal da linha de crédito.
"O BB entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes", afirmou o banco em nota. O consignado INSS do BB está disponível para todos os aposentados e pensionistas.
Retomada do INSS consignado
O BB, assim como a Caixa Econômica Federal ( CEF ) e os bancos privados, havia suspendido a oferta do crédito consignado para o público do INSS após o CNPS reduzir de 2,14% para 1,70% o teto mensal de taxa da linha.
Os bancos argumentaram que, devido a regras do Banco Central , não poderia oferecer crédito com margem negativa. Além do BB, o Bradesco também informou que retomará as concessões diante da elevação do teto.
Mais cedo, a Federação Brasileira de Bancos ( Febraban ) informou que se absteve de votar na reunião do Conselho que definiu a taxa, mas que considerava o número proposto como um avanço em relação ao teto anterior.