Minhas Finanças

A biblioteca de quem quer ficar muito rico

EXAME analisa os livros de finanças pessoais mais vendidos no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos três anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 20h49.

O segmento de finanças pessoais é um dos mais vibrantes do mercado editorial em todo o mundo. A cada mês surgem dezenas de novos títulos -- sobretudo em economias mais desenvolvidas como a americana. Livros como The Total Money Makeover, ainda sem tradução no Brasil, venderam mais de 600 000 exemplares em dois anos. O conselheiro e autor Jim Cramer transformou-se numa celebridade da TV. Lá, como aqui, os investidores estão sedentos por orientação -- e, às vezes, por uma receita mágica que os faça multiplicar seu dinheiro sem muito esforço ou risco. Claro, isso é pura ilusão. Mas há obras que, de fato, ajudam a jogar luzes no complexo mundo das finanças pessoais. Para facilitar sua navegação nesse mar de páginas impressas, EXAME analisou os livros de finanças pessoais mais vendidos no Brasil e nos Estados Unidos desde 2004.

Brasil
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora Gente, 172 páginas, 30 reais
150 000 exemplares vendidos

O dinheiro tem sido a causa de inúmeros desentendimentos entre homens e mulheres -- desde tempos imemoriais. Para o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, isso ocorre porque as famílias não tratam abertamente do assunto. Na maioria delas, só se fala de dinheiro quando o limite do cheque especial já estourou ou faltam recursos para as compras do mês ou a parcela do apartamento. Nesse ponto, o mau humor mútuo torna-se praticamente inevitável. A proposta de Cerbasi é começar a conversar já durante o namoro. Pode parecer bem aborrecido. Mas, segundo o autor, nenhum casal progride financeiramente quando homem e mulher têm objetivos materiais diferentes. Casais devem aprender a planejar juntos. Devem saber poupar juntos, investir juntos e, assim, colher juntos os frutos dos esforços. O livro traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir estratégias vencedoras e eficazes de planejamento e produzir riqueza. O livro é didático, traz exemplos pertinentes, mas não espere que ele vá salvar seu casamento.

Pai Rico, Pai Pobre para Jovens
Autores: Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Editora Campus Elsevier, 168 páginas, 32,50 reais
38 000 exemplares vendidos

A"franquia" Pai Rico, Pai Pobre já vendeu mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo. Agora, a dupla Kiyosaki/Lechter volta a atacar, dirigindo-se ao público jovem. O livro destina-se a "alfabetizar financeiramente" os leitores, suprindo uma deficiência do currículo das escolas e servindo como uma espécie de guia sobre o que virá pela frente: mercado de trabalho, necessidade de poupança e aposentadoria. O livro oferece também dicas simples e diretas que orientam o jovem leitor na aquisição de seus primeiros bens, como aparelho de DVD. O orçamento é outro tema importante: jogos bem ao estilo jovem ensinam a administrar gastos e poupar a renda proveniente de mesada e tarefas temporárias -- principais fontes de recurso dos jovens. Pai Rico, Pai Pobre versão juvenil é o Kiyosaki de sempre. Seus conselhos vendem, mas muitas vezes são de difícil aplicação para o investidor brasileiro.

Pai Rico em Quadrinhos
Autores: Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Editora Campus Elsevier, 64 páginas, 19,90 reais
36 000 exemplares vendidos
Dessa vez, a dupla Kiyosaki e Lechter mira nas crianças. O objetivo é ensinar aos pequenos leitores os fundamentos das finanças com a ajuda dos quadrinhos. O princípio é semelhante ao dos demais livros da série Pai Rico, Pai Pobre: o investidor deve fazer o dinheiro trabalhar por ele, e não o contrário. Nessa edição, as crianças vão acompanhar as aventuras de Tim, uma tartaruga tímida que não pode brincar no parque de diversões porque não tem dinheiro para o ingresso. Para resolver a situação, o ratinho Red vai transmitir-lhe lições já exploradas em outros livros, como permanecer atento às oportunidades de ganho e não se deixar restringir pelo valor do contracheque. As lições para os pequenos -- e também para os mais crescidos -- vão desde o valor da poupança até a importância do uso da criatividade no momento de investir.

Mulheres Boazinhas não Enriquecem Autor: Lois P. Frankel
Editora Gente, 280 páginas, 33 reais
10 000 exemplares vendidos

Com esse livro, a psicoterapeuta americana Lois Frankel procurou atingir dois objetivos: ensinar fundamentos de finanças pessoais a suas leitoras e estimulá-las a buscar uma nova e saudável independência financeira. Frankel começa destruindo dez mitos prejudiciais à mulher moderna e economicamente independente. Alguns deles: seu salário será apenas um reforço da renda familiar; dinheiro não traz felicidade; dinheiro não é assunto feminino; tanto faz casar com um homem rico ou pobre; mulheres não são hábeis em matemática e, por isso, não têm capacidade de lidar com finanças. A obra traz ainda um questionário para que as leitoras possam fazer uma auto-avaliação no tocante a seu comportamento em relação à administração de dinheiro e investimentos. Trata-se de uma obra com boa dose de psicologia, mas isso não é problema. Afinal, todos os especialistas afirmam que a maneira como pensamos é fundamental para determinar nossas forças e fraquezas na hora de lidar com dinheiro.

Estados Unidos
The Total Money Makeover
Autor: Dave Ramsey
Editora Thomas Nelson, 240 páginas, 24,90 dólares
600 000 exemplares vendidos

O especialista em investimentos Dave Ramsey oferece um plano -- acessível e com exemplos -- para o leitor manter-se em forma financeiramente. Os primeiros ensinamentos são simples e diretos. Pela ordem: trabalhe duro para sair do vermelho, monte um fundo emergencial de pelo menos 1 000 dólares e monte outro para um período máximo de seis meses. Depois disso, poupe o suficiente para garantir o estudo de seus filhos e quite seu imóvel o quanto antes. Ramsey evita o jargão e explica como transformar objetivos financeiros em realidade.

The Money Book for The Young, Fabulous & Broke
Autor: Suze Orman
Editora Riverhead, 400 páginas, 24,95 dólares,
440 000 exemplares vendidos

A autora destina essa obra para quem já começou a vida profissional e cujas contas ainda não estão em dia. O livro começa com noções básicas de finanças, ensinando a livrar-se das dívidas e a analisar investimentos de baixo risco. O passo seguinte é ajudar o leitor a estabelecer prioridades, seja comprar um imóvel, seja planejar a aposentadoria, seja economizar para a escola dos filhos. Outra lição é fazer o leitor encarar seus problemas financeiros, evitando as tradicionais fugas. O bê-á-bá das finanças pessoais continua com lições sobre as principais características do investimento em ações e fundos. 

Jim Cramer's Real Money
Autor: James J. Cramer
Editora Cramer Simon & Schuster, 320 páginas, 26 dólares,
400 000 exemplares vendidos
Apresentador de sucesso da TV americana, Jim Cramer pretende ensinar o leitor a dobrar a rentabilidade de seu dinheiro. O primeiro mandamento é cuidar pessoalmente de sua carteira de ações, estudando no mínimo 1 hora por semana. A seguir, Cramer apresenta os "fundamentos gêmeos" para investir: diversificação e especulação. É preciso comprar ações de empresas seguras e negócios de risco (no máximo 20%). "Comprar ações é investir no futuro, não no passado", diz Cramer, que ensina, com bom humor, como descobrir a hora de comprar e vender.

The Automatic Millionaire Homeowner
Autor: David Bach
Editora Broadway, 382 páginas, 19,95 dólares,
350 000 exemplares vendidos
Para David Bach, sair do aluguel e comprar a casa própria é o primeiro passo para colocar as finanças em dia e enriquecer. Para ilustrar seus ensinamentos, Bach conta a história de um casal de classe média que adquire, com dificuldades, o primeiro imóvel por 30 000 dólares e se aposenta 35 anos depois como proprietário de uma casa com campo de golfe e mais de 3 milhões de dólares no banco. O autor mostra como fazer o mesmo, o que exige o estudo adequado dos planos de financiamento, amortizações e até a compra de um segundo imóvel, para ganhar com locação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões