Vale (VALE3): produção de minério de ferro aumenta e vendas caem no 1º trimestre
Produção cresceu 6% na comparação anual, mas caiu 17% frente ao apurado no trimestre anterior
Repórter de Invest
Publicado em 18 de abril de 2023 às 19h05.
Última atualização em 18 de abril de 2023 às 19h26.
A Vale (VALE3) registrou aumento na produção de minério de ferro no primeiro trimestre, para 66,7 mil toneladas – crescimento de 5,8% na comparação anual. O número, porém, representa queda de 17,4% frente às 80,8 mil toneladas apuradas no quarto trimestre de 2022.
Segundo a companhia, o resultado reflete um desempenho mais forte do complexo S11D (Serra Sul Carajás) e melhores condições climáticas em Minas Gerais.
Já as vendas de finos e pelotas de minério de ferro caíram 7% na comparação anual. Segundo a empresa, o movimento ocorreu “devido a restrições de embarque noSistema Norte durante o período chuvoso e ao rebalanceamento da cadeia de suprimentos após fortes vendas no quarto trimestre”.
As vendas de finos ficaram em 45,8 mil toneladas, queda de 43,5% na comparação trimestral. Já as vendas de pelotas ficaram em 8,13 mil toneladas, queda de 7,5% frente ao quarto trimestre.
“A Vale espera compensar esse impacto no segundo semestre, mantendo seu plano anual de vendas inalterado”, informou o comunicado divulgado pela companhia.
Resultado em cobre e níquel
A produção de cobre aumentou 18% na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior considerando o melhor desempenho operacional na unidade de Sossego e a aceleração do projeto Salobo III, de construção de uma nova usina de beneficiamento. As vendas de cobre aumentaram 21% no período, acompanhando a maior produção.
Já a produção de níquel diminuiu 10% na comparação anual. A Vale informou que o resultado se deve principalmente à transição contínua da mina de Voisey’s Bay para operações subterrâneas e à manutenção programada ligeiramente maior na refinaria Matsusaka em comparação com o primeiro trimestre. As vendas de níquel subiram 13,8% ante o primeiro trimestre de 2022.